domingo, 28 de junho de 2009

Olá Pessoal!!!.Estou de Volta...


Estive ausente neste ultimo mês... estava de férias...
Viajei, passeei muito, conheci novos lugares e lugares velhos... vi muita Arte e História... outras culturas...outra gente...
Aproveitei bastante... voltei refeita... apesar de cansada...
Já voltei ao trabalho e coloquei a vida em ordem, portanto agora terei um pouco mais de tempo pro Tremendo Papo...
No ultimo Chat da APPP, Badu pediu para que eu pensasse em algo sobre a sugestão do Udo sobre como é o dia de um Parkinsoniano...
A idéia está lançada... Que tal contarmos como é o nosso dia a dia?
O que fazemos durante um dia?
Conte para nós como é o seu dia...
Estou aguardando seu e-mail...

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Associação Parkinson Carioca informa....


ATIVIDADES DA APC

Festa Julina
Arraiá dos Treme –Treme

01 de julho – quarta-feira · Inicio : 09:00 hs ·
No Centro Municipal de Reabilitação – Engenho de Dentro :
Com os participantes da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional –
**************

Reunião mensal com a Palestra :
Acupuntura e Shiatsu na Doença de Parkinson

Dia 01 de julho - quarta- Início: 15:00 hs
No Salão Paroquial da Igreja da Santíssima Trindade – Flamengo
Palestrante : Maria da Conceição Moraes Rangel – Fisioterapeuta e Acupunturista
***************

Reunião mensal com a Palestra :
As mais recentes novidades no tratamento da Doença de Parkinson

Dia 04 de agosto – quarta-feira · Início :15:00 hs
No Salão Paroquial da Igreja da Santíssima Trindade – Flamengo –
Palestrante : Denise Hack Nicaretta – Medica Neurologista

quarta-feira, 24 de junho de 2009

GRUPARKINSON BAHIA INFORMA...

O GRUPARKINSONBA não para, está em plena atividade...

No próximo dia 07 de julho acontecerá a aula inaugural do curso de TANGO que será gratuita para portadores e cuidadores, O TANGO é recomendado para DP.
O dia 09/07 será a nossa reunião mensal com o TEMA: CONHEÇA SEUS DIREITOS , LOCAL SALA DE AULA DO CREASI espaço cedido gentilmente pela sua diretora , fortalecendo uma parceria.
E no dia 18 /07 estaremos realizando um almoço beneficente, Aproveitamos oportunidade para comunicar ao C Fiscal e aos associados que a prestação de contas do período está a disposição na nossa sede.

INFORMACOES SOBRE OS EVENTOS:
ANA FLORENCE – tel. 96176373.
GENARIO - tel. 8136956.
IRIS - tel. 81122445.

ACEITAR OU NÃO A DP - EIS A QUESTÃO

A questão é filosófica.

Discuto comigo mesmo, se devo ou não aceitar a DP. A conclusão é que não aceito, pelo fato de tê-la como inimiga e lutar diariamente contra ela. De acordo com meu ponto de vista, ACEITAR é ser passivo, se acomodar, se entregar, se trancafiar dentro de casa e nada disso eu faço. EU VOU À LUTA!

Sendo a DP uma doença degenerativa e progressiva, nós temos que estar em vigília constante, juntamente com o Cuidador, analisando as variações dos sintomas no cotidiano para informar ao médico as oscilações para que o mesmo adote providências.

NÃO posso ACEITAR uma doença que tanto nos maltrata que nos ataca diariamente, de forma e horários diferentes, sem nenhuma coerência, nos pegando sempre de surpresa. Não posso ser conivente com ela.

Nós devemos ASSUMIR, COMBATER e nos ADAPTAR às limitações que ela nos impõe. Tenho consciência que ficamos limitados e que não podemos fazer algumas coisas que gostamos, precisamos conhecer nosso corpo, saber dos nossos limites e assim buscar uma melhor qualidade de vida.

Quando digo NÃO ACEITO e no entanto ASSUMO a condição de portador, procuro viver na maior normalidade possível, botando a CARA NA TELA, indo a cinema, teatro, passear no shopping fazendo tudo que o corpo permite e o bolso admite, não tendo que ter vergonha da DP. Claro, seguindo fielmente as prescrições do meu médico, com quem discuto as variações ocorridas no interregno para adotar as medidas cabíveis. Como considero a DP uma inimiga poderosa, tenho que respeitá-la e procurar conhecê-la para poder me defender de seus ataques traiçoeiros.

Como a DP ataca o corpo, não a mente, devemos ter atividades intelectuais. Exercitar a memória, nos habituar á prática de exercícios físicos, de acordo com a condição física de cada um e sempre supervisionado por profissional especialista em DP. Não podemos nos entregar a esse inimigo que vai comendo pelas beiradas, de emboscada, pois, quando o descobrimos, ele já tem pelo menos dois anos de instalado estando na dianteira enquanto o mal não é diagnosticado.

Não posso aceitar quem tanto nos maltrata. Convivo com ela, mas não quero intimidade. Ela lá eu cá.

É apenas um ponto de vista.

Maio/2009
Genario Lemos Couto