terça-feira, 31 de março de 2015

Reportagem - Jornal O HOJE Goiânia


Doença de Parkinson é tema de evento em Goiânia
Desafios, preconceito e novas terapias para melhorar a qualidade de vida dos pacientes serão debatidos

Principal causa é a morte das células do cérebro na área que controla os movimentos
Principal causa é a morte das células do cérebro na área que controla os movimentos
A doença de Parkinson não tem causa conhecida e acomete, principalmente, pessoas com idade a partir dos 60 anos, mas também pode atingir a população jovem. É uma doença neurológica, crônica e progressiva que atinge o sistema nervoso central e compromete os movimentos. Entre os sintomas estão os tremores nas mãos, a lentificação dos movimentos, os distúrbios da fala, do sono, respiratório e urinário, além de dificuldade para engolir. A principal causa do Parkinson é a morte das células do cérebro na área responsável pela produção de dopamina, um neurotransmissor que controla os movimentos.
Por conta das limitações, muitos pacientes desenvolvem a depressão ou fobia social, o que resulta na piora dos sintomas motores dos parkinsonianos – como são chamados os portadores da doença. O tratamento é feito com medicamentos, terapias alternativas e, em alguns casos, psicoterápicos, e até cirurgias em indivíduos muito específicos. O Projeto Vibrar Parkinson em parceria com o Instituto Integrado de Neurociência (Iineuro) e com a Universidade Federal de Goiás (UFG) promove, nos dias 10 e 11 de abril, o I Workshop Projeto Vibrar Parkinson. O tema do evento, Mais Qualidade de Vida – Tratamentos e Terapias, será apresentado e discutido no auxílio da difusão da informação e ampliação dos conhecimentos, tanto dos pacientes, familiares e cuidadores, como de profissionais da área da saúde, por meio de uma abordagem e linguagem acessíveis.
A programação do evento foi elaborada com objetivo de esclarecer dúvidas em relação à doença, aos tratamentos e terapias disponíveis e adequados, bem como aos cuidados necessários para melhorar a qualidade de vida dos portadores da doença de Parkinson. As palestras serão ministradas por profissionais da área da saúde envolvidos com práticas clínica e de pesquisa científica. Os participantes poderão esclarecer suas dúvidas diretamente com especialistas renomados na área de distúrbios de movimentos. Desta forma, o workshop pode ser uma forma de melhorar os conhecimentos de como lidar e conviver com a doença de Parkinson.
O workshop foi dividido em quatro momentos – Médico, Científico, Terapêutico e Jurídico – e será conduzido por diferentes especialistas de Goiás e de outros Estados do Brasil, entre eles, o neurologista e psiquiatra Leonardo Prestes; o neurocientista Marcos Hortes Nisihara Chagas; a neurologista Rachel Brant; os fisioterapeutas Andrea de Lima Pardini, Guilherme Afonso Neto, Gabriela Morgado e Aline Priscila Pansani, e a nutricionista e pesquisadora Tânia A. P. de Castro Ferreira.
Compõem o grupo de palestrantes, ainda, a fonoaudióloga Ana Lúcia Vinhal, a musicoterapêutra Tereza Raquel Alcantara-Silva; a profissional Andrea Guinancio, que trabalha com os benefícios do passe magnético no tratamento da doença; o advogado Aures Rosa, da Associação Parkinson Goiás, e o neurologista Delson José Silva, coordenador do CerMovi-Centro de Referência em Transtornos do Movimento doNúcleo de Neurociências do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da UFG, e diretor Iineuro. Em entrevista ao jornal O HOJE, o especialista falou sobre o evento, as doenças e seus desafios.
Delson José é parceiro do Projeto Vibrar Parkinson, idealizado para promover campanhas de conscientização e ainda preocupado com ampliação de auxílio, melhoria da qualidade de vida de pacientes, novas terapias para tratamento e possível cura da doença, entre outros. Conforme os envolvidos no projeto, muitos pacientes com doença de Parkinson, principalmente adultos e jovens com idade inferior a 40 anos, têm recebido o diagnóstico tardio e/ou errado. A demora ou o equívoco no diagnóstico pode, em muitos casos, comprometer a saúde do paciente e acelerar a progressão da doença.

Tulipa
O Dia Mundial da Doença de Parkinson é no dia 11 de abril. Geralmente, neste mês, são realizadas diferentes atividades em todos os países do mundo como forma de conscientizar as pessoas, arrecadar fundos para associações e grupos de apoio, além de debater estudos e pesquisas voltadas a alcançar a melhor condição de vida para os portadores. A tulipa vermelh é o símbolo utilizado para representar a doença de Parkinson.
Segundo relatos, em 1980, na Holanda, o floricultor JWS Van der Wereld, diagnosticado com a doença de Parkinson, desenvolveu uma tulipa vermelha e branca. Em 1981, Van der Wereld nomeou a tulipa de “dr. James Parkinson”, para homenagear o médico que primeiro descreveu a doença. A tulipa vermelha foi lançada como o símbolo mundial da doença de Parkinson, na IX Conferência do Dia Mundial da Doença de Parkinson em Luxemburgo, em 2005. Em Goiânia, uma camiseta com o símbolo pode ser adquirida por R$ 45,00 por meio da página do projeto: vibrarcomparkinson.com.

Entrevista Delson José Silva

Geralmente, qual primeiro sinal da doença é perceptível?
A doença de Parkinson apresenta quatro sintomas cardinais: tremor de repouso, bradicinesia (lentidão dos movimentos), rigidez dos movimentos e alteração da postura com desequilíbrio, no entanto o tremor é o sintoma que mais chama atenção dos pacientes, porém a lentidão dos movimentos é o sintoma mais incapacitante. Devemos ressaltar que outras doenças podem ter sintomas semelhantes, que podem confundir e retardar o diagnóstico. Nem todo tremor é doença de Parkinson e nem todo parkinsoniano treme.

Há pessoas mais suscetíveis que outras a desenvolver a doença?
A doença de Parkinson é uma doença neurodegenerativa, portanto apresenta ocorrência predominantemente na terceira idade, sendo que idoso tem mais risco de desenvolver a doença, porém, em 10% dos pacientes, ela pode iniciar na fase jovem. Famílias que têm vários casos da doença têm mais chance de desenvolver a mesma. Exposição a algumas substâncias também constitui fator de risco, principalmente pesticidas, herbicidas e outra substancias tóxicas industriais (manganês, monoxido de carbono etc.). Ressalta-se que uso de medicamentos podem desenvolver quadro parkinsoniano, tais como, para labirintite (cinarizina, flunariziana), dentre outros.

Há possibilidade de, no futuro, ocorrer a prevenção dessa doença? Como estão as pesquisas?
Não há nenhum tratamento preventivo para a doença. Vários estudos estão em andamento no sentido de previnir e retardar a evolução da doença. Pesquisas importantes estão em andamento, como terapia genética, cirurgia e desenvolvimento de novos medicamentos baseados no melhor conhecimento adquirido em relação aos mecanismos que causam e perpetuam a doença.

Que terapias alternativas podem ajudar a melhorar a condição do paciente?
O tratamento multiprofissional, atualmente, é condição imprescindível para tratar o paciente parkinsoniano, com participação de fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicólogo, musicoterapeuta, dentre outros, no sentido de otimizar os resultados levando a melhor qualidade de vida aos pacientes.

Em que fase da vida ou desenvolvimento do Parkinson costuma trazer mais comprometimentos?
A fase avançada da doença requer mais cuidados, pois é quando as complicações são maiores, como infecções, quedas, alterações comportamentais e cognitivas aparecem.

Como a família pode ajudar a melhorar a forma como o paciente encara suas limitações?
Apoio familiar é importantíssimo na condução do processo terapêutico, uma vez que tais pacientes dependem de forma direta dos que convivem com eles, tanto psicologicamente assim como nas fases mais avançadas; dependem fisicamente, sem contar que o carinho e o amor familiar são sobremaneira importantes.

Uma vez detectada a doença, há indicativos quanto a uma menor expectativa de vida?
A expectativa de vida dos pacientes parkinsonianos é menor, no entanto hoje isto diminui bastante devido aos avanços adquiridos.

O preconceito ainda é grande?
Hoje, devido ao conhecimento maior da população, diminui muito. Talvez maior em relação ao trabalho. Atualmente, várias campanhas educativas, eventos de associações, serviços específicos de tratamento têm contribuído para esclarecer e tratar adequadamente a doença de Parkinson.



http://www.ohoje.com.br/essencia/doenca-de-parkinson-e-tema-de-evento-em-goiania/

segunda-feira, 30 de março de 2015


DIA INTERNACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DA DOENÇA DE PARKINSON

 Olá amigos, este ano teremos mais um espaço de
Informação e divulgação sobre a Doença de Parkinson,
 E estaremos lá participando...
                                                                 
Com o tema
Mais Qualidade de Vida - Tratamentos e Terapias”
O Projeto  Vibrar Parkinson promoverá 
O   I WORKSHOP VIBRAR PARKINSON,
no Campus 2, da UFG, nos dias 10 e 11 de abril de 2015, em Goiânia.
 
    O  Evento terá início sexta feira10/04, às 15:00h com a
Apresentação do Projeto Vibrar pela sua idealizadora Danielle Ianzer

Com  a  palestra... CONHECENDO A DOENÇA DE PARKINSON: PASSADO, PRESENTE E FUTURO o neurologista: Dr. Delson José Silva, UFG inicia as abordagens médicas.
A seguir o Dr Leonardo Prestes , neurologista e psiquiatra da UFG falará a respeito da  SAÚDE MENTAL: COMPORTAMENTO, COGNIÇÃO E EMOÇÃO DO PARKINSONIANO .

Completando a parte médica do dia  o Dr Marcos Hortes Nisihara Chagas médico e neurocientista , FMRP nos mostrará  OS BENEFÍCIOS  E PERSPECTIVAS DO CANABIDIOL PARA O TRATAMENTO DA DOENÇA DE PARKINSON .

Finalizando o Ciclo de Palestras do dia a presença do Dr. Aures Rosa, advogado da  Ass. Parkinson Goiás, nos trará orientações  sobre OS  DIREITOS DOS PARKINSONIANOS

Um coquetel de boas vindas, fecha o 1º dia do Evento.
 ..... ZZZZZZZZZZZZZZZZ...

APÓS UMA ÓTIMA NOITE DE DESCANSO ...
 
O SÁBADO SERÁ REPLETO DE ÓTIMAS INFORMAÇÕES...
 

  O dia começará cedo.
A partir das 8 horas estaremos esperando por vocês  para  as palestras, que terão inicio as 8:30h

 No primeiro bloco,  três abordagens  fisioterapêuticas 
A  Dra. Andrea  Pardini, com o tema:   COMO EVITAR / REGREDIR ALTERAÇÕES DE MARCHA, EQUILÍBRIO E POSTURA NA DOENÇA DE PARKINSON
 
A seguir Dr Guilherme  A. Neto  com : ATIVIDADE FÍSICA - TECNOLOGIA VIRTUAL COMO FERRAMENTA TERAPÊUTICA

E fechando: ALONGAMENTO  E PILATES - IMPORTÂNCIA E BENEFÍCIOS com a Dra. Gabriela Morgado

Um cafezinho... e um rápido papinho

Dra. Tânia A. P. de Castro Ferreira aborda o tema: IDENTIFICAÇÃO DE DISTÚRBIOS SENSORIAIS NA DOENÇA DE PARKINSON

 A Profa. Mt. Tereza Raquel Alcantara irá expor a importância da MUSICOTERAPIA NO TRATAMENTO DA DOENÇA DE PARKINSON

 E finalizando a parte da manhã  a Profissional: Andrea Guinancio falara sobre  TRATAMENTO PELO MAGNETISMO NOS CASOS DE PARKINSON
 
É Hora do Almoço, você terá 2 horas, mas não se atrase...
 
 
Iniciaremos a tarde recebendo a Neurologista  Dra  Rachel Brant, USP, que falará tudo sobre  DBS: CIRURGIA PARA PARKINSON – BENEFÍCIOS E RISCOS

   Sobre a ALIMENTAÇÃO FUNCIONAL PARA PARKINSONIANOS teremos A Nutricionista  Maura Marcia Bocatto 

 Outro cafezinho
(espero que o COFFEE BREAK não venha de encontro ao que foi falado... rsrsr)
 
 TRATAMENTO FONOAUDIÓLOGICO – MUITO MAIS DO QUE A VOZ
Com a Fonoaudióloga: Dra. Ana Lúcia Vinhal

 E  COMO MINIMIZAR OS DISTURBIOS MICCIONAIS NA DOENÇA DE PARKINSON com a Fisioterapeuta: Profa. Dra. Aline Priscila Pansani, UFG


 Encerrando o Evento ... UM DEBATE

 PARKINSON: MAL OU DOENÇA?

Danielle Alves Ianzer, Projeto Vibrar Parkinson
Dr. Delson José da Silva, IINEURO
José Perez Urtiaga Martinez, Projeto Vibrar Parkinson
Regina Pereira, GAP-Niterói
Dra. Marcelle Xavier Custódio, Funcional Fisioterapia

E aqui encerraremos esse trabalho onde a Danielle se esmerou, se desdobrou  para fazer o melhor.
Espero encontrar vocês lá!!!
um abraço
Regina Pereira

sábado, 28 de março de 2015

I Workshop

P r o j e t o V i b r a r PARKINSON

Tema: Mais Qualidade de Vida - Tratamentos e Terapias

dias 10 e 11 de abril de 2015

em Goiânia

 
 
PROGRAMA PRELIMINAR
10/04/2015 - TARDE
14:00 - 17:00 REGISTRO E ENTREGA DE MATERIAL
15:00 - 15:15 ABERTURA
Apresentação: Projeto Vibrar Parkinson
15:15 - 17:00 MOMENTO MÉDICO I
15:15 - 16:00 CONHECENDO A DOENÇA DE PARKINSON: PASSADO, PRESENTE E FUTURO
Neurologista: Dr. Delson José Silva, UFG, IINEURO
16:00 - 16:10 Fale com especialista: Esclarecimentos de dúvidas
16:10 - 16:50 SAÚDE MENTAL: COMPORTAMENTO, COGNIÇÃO E EMOÇÃO DO PARKINSONIANO
Neurologista e Psiquiatra: Dr. Leonardo Prestes, UFG
16:50 - 17:00 Fale com especialista: Esclarecimentos de dúvidas
17:00 - 17:50 MOMENTO CIENTÍFICO
17:00 - 17:40 CANABIDIOL: BENEFÍCIOS E PERSPECTIVAS PARA O TRATAMENTO DA DOENÇA DE
PARKINSON
Médico e Neurocientista: Dr. Marcos Hortes Nisihara Chagas, FMRP
17:40 - 17:50 Fale com especialista: Esclarecimentos de dúvidas
17:50 - 18:30 MOMENTO JURÍDICO
17:50 - 18:20 DIREITOS DOS PARKINSONIANOS
Advogado: Dr. Aures Rosa, Associação Parkinson Goiás
18:20 - 18:30 Fale com especialista: Esclarecimentos de dúvidas
18:30 - 20:00 COQUETEL DE BOAS VINDAS
11/04/2015 - MANHÃ
08:30 - 10:10 MOMENTO TERAPEUTICO I
08:30 - 09:10 COMO EVITAR / REGREDIR ALTERAÇÕES DE MARCHA, EQUILIBRIO E POSTURA NA DOENÇA DE PARKINSON
Fisioterapeuta e Cientista: Dra. Andrea de Lima Pardini, USP
09:10 - 09:40 ATIVIDADE FÍSICA - TECNOLOGIA VIRTUAL COMO FERRAMENTA TERAPEUTICA
Fisioterapeuta: Dr. Guilherme Afonso Neto, IINEURO
09:40 - 10:10 ALOGAMENTO E PILATES - IMPORTÂNCIA E BENEFÍCIOS
Fisioterapeuta: Dra. Gabriela Morgado, IINEURO
10:10 - 10:30 COFFEE BREAK
10:30 - 12:20 MOMENTO TERAPEUTICO II
10:30 - 11:00 IDENTIFICAÇÃO DE DISTÚRBIOS SENSORIAIS NA DOENÇA DE PARKINSON
Nutricionista e pesquisadora: Profa. Dra. Tânia A. P. de Castro Ferreira, UFG
11:00 - 11:30 MUSICOTERAPIA NO TRATAMENTO DA DOENÇA DE PARKINSON
Musicoterapeuta: Profa. Mt. Tereza Raquel Alcantara-Silva, UFG
11:30 - 12:00 TRATAMENTO PELO MAGNETISMO NOS CASOS DE PARKINSON
Profissional: Andrea Guinancio
11/04/2015 - TARDE
14:00 - 15:00 MOMENTO MÉDICO II
14:00 - 14:50 DBS: CIRURGIA PARA PARKINSON – BENEFÍCIOS E RISCOS
Neurologista: Dra. Rachel Brant, USP
14:50 - 15:00 Fale com especialista: Esclarecimentos de dúvidas
15:00 - 15:40 MOMENTO TERAPEUTICO III
15:00 - 15:40 ALIMENTAÇÃO FUNCIONAL PARA PARKINSONIANOS
Nutricionista: Maura Marcia Bocatto Corá Gomes
15:40 - 16:00 COFFEE BREAK
16:00 - 17:00 MOMENTO TERAPEUTICO IV
16:00 - 16:40 TRATAMENTO FONOAUDIÓLOGICO – MUITO MAIS DO QUE A VOZ
Fonoaudiólogo: Dra. Ana Lúcia Vinhal, IINEURO
16:40 - 17:20 COMO MINIMIZAR OS DISTURBIOS MICCIONAIS NA DOENÇA DE PARKINSON
Fisioterapeuta: Profa. Dra. Aline Priscila Pansani, UFG
17:20 - 17:30 Fale com especialista: Esclarecimentos de dúvidas
17:30 - 18:10 DEBATE
17:30 - 18:10 PARKINSON: MAL OU DOENÇA?
Danielle Alves Ianzer, Projeto Vibrar Parkinson
Dr. Delson José da Silva, IINEURO
José Perez Urtiaga Martinez, Projeto Vibrar Parkinson
Regina Pereira, GAP-Niterói
Dra. Marcelle Xavier Custódio, Funcional Fisioterapia
18:10 - 18:30 ENCERRAMENTO

terça-feira, 24 de março de 2015

TEM BLOG NOVO NO AR.....



                                                                                           Por Bruna Araújo
 
 
 
CONFIRA NO...
 
 
Por Regina M. Pereira e Bruna Araujo
Nossa Proposta:  "Criar um espaço onde o Bem possa ser semeado e colhido por todos. O Bem precisa de espaço para acontecer e se espalhar..."
 
 
 
 
 
 

Novidade Boa... Um Jornal com boas notícias...

JORNAL ... Um lugar para Boas Notícias
                                                                       Por Regina M. Pereira e Bruna Araujo

Uma Palavrinha                                                                              

Falar sobre coisas boas... Dar Boas Notícias...

É isso que vocês irão encontrar nesse Blog metido a JORNAL...

Conversando com um amigo, falavamos de como os jornais só trazem notícias ruins, desagradáveis. violentas ... Ele brincando falou: Vou fazer um jornal apenas com boas notícias. Eu me alegrei. - Que legal!! Mas antes de terminar a frase, ele completou:

- Não vou ter trabalho nenhum não existem boas notícias...
Continuamos a conversar sobre outras coisas...
Fui para casa pensando sobre isso, e acreditando que:  

Temos sim muitas notícias boas...

Resolvi então fazer esse jornal.
A primeira Boa Notícia escolhi a dedo...

Quero que conheçam o

PROJETO VIBRAR PARKINSON
(que agora faço parte...)

Regina Pereira

quinta-feira, 19 de março de 2015

“Projeto Vibrar” quer concientizar sobre o diagnóstico precoce de Parkinson em todas as idades
 
 
Para começar 2015 com ótima notícia, apresentamos a todos o "Projeto Vibrar”, iniciativa que tem como objetivo promover campanhas de divulgação e conscientização sobre a Doença de Parkinson em todas as idades no Brasil.
Coordenado por Danielle Ianzer (39), diagnosticada com Parkinson aos 35 anos, o projeto alerta para a importância do diagnóstico precoce da doença, uma vez que inexiste um marcador biológico e diversos casos da doença já foram registrados em jovens adultos. A demora do diagnóstico pode, em muitos casos, comprometer a saúde do portador (parkisoniano) e, com a falta de tratamento adequado, acelerar a progressão da doença e reduzir a qualidade da vida do doente desnecessariamente.
Segundo o site oficial do projeto, a falta de informação da população contribui para que o parkinsoniano vivencie situações desagradáveis e constrangedoras, geralmente fazendo com que este desenvolva fobias sociais, ansiedade e diversas síndromes, resultando no agravamento do quadro de depressão e isolamento. Já foi comprovado que tais sintomas secundários, como alterações emocionais causadas por fatores internos ou externos têm relação direta com os sintomas motores e dificultam a reinserção e aceitação desses indivíduos na sociedade.

Para saber mais sobre o Projeto e quiser saber como apoiá-lo acesse a página oficial.

terça-feira, 3 de março de 2015

Parabens Colibri

Inauguração da Nova Sede Colibri
SEDE NOVA  BEM-VINDOS!!!!!!!!

Com muita satisfação , a Colibri inaugurou , dia 26 de janeiro, sua nova sede , na Rua Saldanha Marinho, nº 2295. É, ainda, com muita gratidão que externamos nossos agradecimentos a todos os voluntários e amigos anônimo sque tornam possível iniciarmos um trabalho de melhor qualidade voltado a tantos parkinsonianos que procuram a Associação.
Não podemos, ainda, deixar de agradecer à AMHPLA, que desde 2010 cedeu a antiga sede em comodato. E ao Monsenhor Orivaldo Casini, que durante todo o 2º semestre de 2014 ofereceu um local na Paróquia Imaculada Conceição para a continuidade dos ensaios do Coral. Também nosso muito obrigado ao Alarme Andreolli que faz a manutenção de segurança da sede.
Por fim, nosso reconhecimento a todos vocês, parkinsonianos, amigos, familiares, voluntários, que fazem desta associação uma oportunidade de melhor qualidade de vida aos portadores de Doença de Parkinson.
Nossa admiração e respeito por todos vocês que fazem da Colibri um ponto de encontro de amigos que se fortalecem na amizade e enfrentam com dignidade as ventanias da vida , mas continuam de pé.
Abaixo, seguem algumas fotos que documentam a alegre participação de associados e amigos presentes ao evento.
 

domingo, 1 de março de 2015

COMO TUDO COMEÇOU...


A POSTAGEM ABAIXO ( Depoimento em cordel) DEU INÍCIO A ESTE BLOG...

 
Hoje resolvi publicar novamente para lembrar como foi o início de tudo isso...

Como me sentia em 2008...
Nada sabia sobre a doença que começou a se manifestar em 2003/2004
Na época, pensei que iria morrer em menos de um ano...
Pensei que minha vida estava acabando...

Mas para minha surpresa descobri que ela estava apenas começando...
De uma forma diferente...
Com outros objetivos
Com uma nova visão do mundo...
Hoje tenho tanta vida pela frente...
Tantos planos, tantos projetos...

Começo a cada dia uma nova história
Conhecendo novas pessoas...
Iniciando novos projetos...

Porque estou dizendo tudo isso?
Talvez para mostrar que a nossa vida
Pode começar muitas vezes...

Podemos mudar todos os nossos projetos
Por um motivo
No nosso caso uma doença...
Mas em outros casos pode ser
Por uma perda...
Por alguns medos...
Por uma mudança...
Motivos não faltarão..

 Porém esses mesmos motivos
Podem nos transformar muitas vezes
Até encontrarmos
A felicidade...
A amizade...
A cumplicidade
A solidariedade

E a nos tornar mais
Pacientes  
Tolerantes
Generosos
Guerreiros  e... muito... muito FELIZES,,,

 ESSA DEVE SER A META: A FELICIDADE...

SEJAMOS FELIZES COM O QUE TEMOS, SOMOS E CONQUISTAMOS...

EU SOU FELIZ!!!!
                                                           REGINA 01/03/2015