quinta-feira, 9 de julho de 2009

TANGO: DANÇA QUE AQUECE A ALMA.






Com os programas de televisão, veio a tona uma coisa que estava adormecida em muitas pessoas: A DANÇA.
Dançar faz bem, ao corpo e à alma. Estudos científicos realizados com parkinsonianos dançando tango e outros fazendo exercícios físicos, revelaram, após certo tempo, uma melhora no equilíbrio daqueles que participaram do tango. Pequena, porém maior do que a conseguida pelos que fizeram exercícios físicos.
Assim, o GRUPARKINSON-BAHIA resolveu oferecer um curso de tango. Como estamos na era da inclusão social, não poderíamos ficar de fora.
A primeira aula foi um show. Os professores Victor e Bianca mostraram, com desenvoltura e graça, como se dança um tango.
A adesão foi grande, apesar da chuva, e todos ficaram entusiasmados com os primeiros passos dos futuros bailarinos.
A dança, de modo geral, e o tango, especificamente, é uma atividade que melhora, além do equilíbrio, a coordenação motora, a postura, o condicionamento cárdio- respiratório e os processos de digestão e circulação, além de ser ótimo auxiliar da memória e do fortalecimento dos músculos.
Sem contar com o gasto de calorias: em uma hora de aula de tango, samba de gafieira ou forró, são queimadas até 470 Kcal. A salsa supera, podendo chegar a 590 Kcal.
Com tanta coisa boa, vamos todos cair na dança, certo?
Iris Scarabucci - Gruparkinson- BA


Um comentário:

Baldoino disse...

A dança como a pintura são recursos fantasticos no tratamento.
Parabéns aos amigos DP da Bahia por mais essa conquista.