quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

REMÉDIO... é pedir demais????


Estamos no inicio do ano de 2014, e desde outubro do ano passado, o governo do Estado do RJ, não distribui os remédios ditos excepcionais, de alto custo e de maior importância no tratamento da Doença de Parkinson. O Dicloridrato de Pramipexol, remédio que daqui a alguns anos será produzido pela FARMANGUINHOS, aqui no estado, está em falta. Soubemos que a empresa que ganhou a concorrência simplesmente não entregou... Como assim não entregou? Que tipo de empresa é esta que deixa de entregar remédios importantíssimos  para os doentes. Que responsabilidade é essa das autoridades que se o remédio não foi entregue em outubro, nada fizeram, e estamos em final de janeiro e não tem previsão para chegar...
Licitação serve pra que neste caso? Pra alguém dar um preço que sabe que não vai poder cumprir? Pra população ficar sem REMEDIO? Sim eu disse REMÉDIO!!!! Não estou falando de papel, algodão ou qualquer coisa desse gênero... Estou falando de remédio caro e imprescindível no tratamento de uma doença crônica e degenerativa, uma doença que piora se não for administrados os remédios, na dose certa, no horário e vezes estipuladas pelo medico em seu tratamento.

É obrigação do Estado fazer a distribuição destes medicamentos” . Que obrigação é essa?

Dinheiro pra Copa do Mundo não há de faltar, será que o dinheiro dos medicamentos vai pra essa finalidade?

Esta falta de medicamentos não é de hoje...
...

“Escrevemos, em 2009, ao Sr. Secretário de Saúde do Estado do RJ, uma carta que foi publicada no Blog (TREMENDO PAPO), onde mostra as limitações para se conseguir medicação. http://umtremendopapo.blogspot.com.br/2009_11_01_archive.html

As leis que garantem o acesso aos tratamentos existem, os portadores de Parkinson têm direitos garantidos pela Constituição mas, nem todos tem condições de passar por essa maratona. E agora a situação ficou ainda pior, pois alguns medicamentos são dispensados pelo Estado e outros pelo Município.”
...
“Essa é a maior dificuldade agora em 2012. Soubemos que alguns municípios, além do nosso, não estão distribuindo o PROLOPA,(que é o principal medicamento do Parkinson), o BIPERIDENO , entre outros.. “
...
“Aqui em Niterói, o Grupo de Ajuda Parkinson Niterói, desenvolve um trabalho de conscientização, com o objetivo de congregar portadores da Doença de Parkinson e pessoas interessadas em apoiar o movimento; informar a opinião pública e meios de comunicação e levar conforto e esclarecimento que podem auxiliar no tratamento.
...
“Para um Estado que monta projetos capazes de trazer para sua administração eventos de porte internacional, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, o mínimo que se espera é que os investimentos internos e básicos para a melhor qualidade de vida de sua população estejam em primeiro plano.”


Uma ultima coisinha...

Governador, Secretário de Saúde, será que dá para vocês pensarem um pouco na população????????

REMÉDIO.... É pedir demais?????????????

Regina M Pereira
responsável pelo GAP Niterói

Nenhum comentário: