sexta-feira, 29 de maio de 2009

ESTRESSE, ABORRECIMENTO E SUSTO PODEM SER CAUSAS DA DP?

Navego sempre que posso pelas comunidades relacionadas com a doença de Parkinson (DP) e aprendo e reflito o que leio nas diversas opiniões de portadores, cuidadores e profissionais envolvidos e interessados no assunto.
Uma indagação de um cuidador feita em uma das comunidades, foi: ESTRESSE, SUSTO, ABORRECIMENTO, EMOÇÃO FORTE PODEM SER CAUSAS DA DP?
Muitos fazem relação ao período do diagnóstico a um dos fatos indagados. Nunca tinha analisado o meu caso aos fatos em questão. Mas, refletindo e retroagindo a memória, (que não é afetada pela DP) relacionei o momento do meu diagnóstico ao assunto. Na época, vivia uma fase muito estressante em minha vida profissional. Trabalhava de 12 a 14 horas por dia, sempre sob uma enorme pressão.
Era uma obra que tinha que ser inaugurada com data marcada, E FOI. Não tinha tempo para nada, nem para mim nem para minha família. Dois meses após conclusão da referida obra, veio o diagnóstico. DOENÇA DE PARKINSON. Não quero, relatando o fato que ocorreu comigo, dizer que o estresse foi o causador da DP. Porém advogo como a causa da explosão da mesma. Após ter lido a indagação que motiva o assunto, passei a pergunta aos portadores com quem convivo: Na época do seu diagnóstico, houve alguns dos fatos relacionados?
Muitos responderam positivamente e acreditam, como eu, que foi o ESTOPIM do diagnóstico da DP. Digo estopim pois, como sabemos, a DP vem se instalando sorrateiramente ao longo dos anos, camuflada em outras doenças.
Levei o assunto a dois especialistas que me responderam da seguinte forma:
AINDA NÃO SABEMOS A CAUSA DA DP. ENTRETANTO, COM CERTEZA O ESTRESSE DO COTIDIANO DEVE CONTRIBUIR PARA O COMPROMETIMENTO DOS NOSSOS NEURÔNIOS.

A FORMA CLÁSSICA DA DP NÃO ESTA CLARAMENTE RELACIONADA AO ESTRESSE, APESAR DO GRANDE IMPACTO QUE ESTE TEM NAS SUAS MANIFESTAÇÕES. DIVERSOS FATORES TEM SIDO IMPLICADOS NA GÊNESE DA DOENÇA DE PARKINSON. O MAIS PROVÁVEL É QUE, NESSE MOMENTO DE ESTRESSE QUE O PORTADOR PASSOU, TORNA CLARA AS MANIFESTAÇÕES DA DP, AINDA INSIPIENTE. CONTINUAREMOS ESTUDANDO TAIS FATORES PARA ENTENDER MELHOR NOSSAS PARTICULARIDADES.

Não responderam afirmativamente, mas também não ignoram a questão. O fato real é que a maioria dos portadores, assim como eu, conectam a indagação ao seu diagnóstico. Acredito que o estresse, aborrecimento, grande emoção ou susto não sejam a causa da DP, mas sim fatores contribuintes para o afloramento, para a explosão da mesma e diria que “Esses fatores formam o estopim, de pavio curto, para que a DP saia do seu esconderijo e se revele.”
Esta é minha opinião, na qualidade de portador e curioso que sou sobre os estudos da DP.

GENÁRIO COUTO - SALVADOR/BAHIA

Nenhum comentário: