domingo, 22 de novembro de 2009

Voltando a Timóteo....


Escrever sobre Timóteo
E o Congresso que participei
Será uma tarefa difícil
Pois muito lá encontrei
Fiz amigos especiais
E saudades de lá levei...

Primeiro quero agradecer
A uma pessoa muito especial
Minha irmã Rosangela
Que tornou minha presença real
Não teria comparecido ao congresso
Pra mim ela é fundamental...

Chegando ao aeroporto
Por um grupo fomos recebidos
Gorete, Graça e Renato
Todos eles muito queridos
E no caminho fomos encontrando
Todos os nossos amigos.

Dois ônibus estavam esperando
Todo o pessoal chegar
Mas as listagens não coincidiam
Não podíamos viajar
Depois de muita conversa
Resolveram o ônibus liberar

As pessoas que chegaram cedo
Já estavam muito cansadas
Teve gente que saiu de casa
Como eu de madrugada
Pegamos então a estrada
Até a primeira parada.

A viagem foi cansativa
Muito tempo no traslado
Mesmo assim foi divertida
Tendo o Renato ao meu lado
Fomos tentando fazer verso
Que ainda não foi acabado

É claro que na viagem
A Dalva veio me visitar
Ficou perto do meu banco
E nos pusemos a cantar
Formamos um belo dueto
Já podemos nos apresentar...

Quando chegamos a Timóteo
Doca estava a filmar
Cada um que sai do ônibus
Estava ele a recepcionar
Pegamos então nossas chaves
E subimos pra descansar

Mas não demorou quase nada
O que já era de se esperar
Prepararam um lanchinho
Com quitutes pra saborear
A Gorete convidou um a um
Descemos então pra lanchar

Eu me esqueci de dizer
Outro ônibus tinha pra chegar
Este chegou bem mais tarde
Não tiveram tempo de descansar
Foram tomar banho e se vestir
Pois o Congresso iria começar

Chegamos com banda de música
Tocando pra nos recepcionar
À mesa muitas autoridades
E todos com tempo pra falar
Mas o acolhimento foi tão grande
Nem vimos o tempo passar

A seguir assistimos ao vídeo
Para o Gruparkinson conhecer
E as boas vindas do Gervasio
Feliz por nos receber
Um momento inesquecível
De emoção pra valer...

Não sei se a partir daqui
Vou conseguir lembrar
Tudo tim tim por tim tim
Algumas coisas vieram a mudar
Vou lembrando e escrevendo
O importante é pra você contar

O Gervásio apresentou a Monica
Que veio pra autografar
Seu livro Era Outono em Barcelona...
Que acaba de publicar
Eu recomendo a todos
Tenho certeza que irão gostar.

A Ângela de Porto Alegre
Com seu grupo apresentou
Uma dança coreografada
Que a todos emocionou
É assim, como essa garra
Que o Parkinson ela driblou

Fomos então convidados
Para Dança Sênior participar
Convidei a Ana Lucia
Que não queria sair do lugar
Expliquei: A dança é sentada
E ela resolveu experimentar

É mesmo muito interessante
Todos juntos a dançar
Na verdade são movimentos
Que são feitos no lugar
Exercícios pra quem não pode
Ou não quer da cadeira levantar

Renato escreveu sobre o sábio
Em cordel para nos mostrar
O texto bem elaborado
Que nos deixou a pensar
Será que nós somos sábios?
Deixo pra você analisar

E para coroar a noite
A Dalva se apresentou
Fez a dança do véu
E no fim o Gervasio abraçou
E pra encerrar o dia
Uma roda com todos formou

Todos foram levantando
Pra da roda participar
Foi um dia de alegria
Com gente de todo lugar
Do Amazonas até o Sul
E todo mundo a rodar...

Acabando este dia
Fomos então descansar
Pois no dia seguinte
Cedo iríamos levantar
Logo após tomar café
O material fomos buscar

O ônibus parado na porta
Do hotel pra nos levar
A Salete muito simpática
Estava a nos aguardar
Apresentou todo o Congresso
E estava lá pra nos saudar.

“Sorrir faz bem para a alma”
Foi assim que começou
O nosso dia com Heliana
Que conosco conversou
Mostrando o valor do sorriso
E a todos nós encantou

A seguir o Dr. Bruno
Falou sobre neurocirurgia
Mostrou as novidades
Mas não disse o que eu queria
Pesquisas estão acontecendo
Mas cura não é da noite pro dia...

A orientação pra cuidadores
Com Dra Clara ficou
Ela fez excelente explanação
E a todos nos encantou
E depois de sua palestra
Nossas dúvidas tirou

Envelhecer com qualidade
Isso pode acontecer?
O Dr Sávio Uchoa
Mostrou como devemos fazer
Primeira coisa é ter alegria
E não deixar a depressão te abater

Um pequeno descanso
E um lanchinho tomar
Não podemos ficar muito tempo
Sentados sem levantar
Senão o corpo enferruja
E não sairemos do lugar

O que devemos esperar
Dos tratamentos atuais?
Falou-se de outros remédios
Cirurgias e muito mais
Mas o Dr Mario Cesar
Tem um pé um pouco atrás

O tempo passa depressa
Quando boa é a apresentação
Aprendemos novos caminhos
E um deles é Associação
Precisamos nos fortalecer
E uma das maneiras é a União

Chegou a hora do almoço
E fomos apreciar
Os quitutes das Minas Gerais
Que veio a todos agradar
Feijão tropeiro eu adoro!
Comi até me fartar...

Pouco depois do almoço
O Badu veio nos mostrar
A experiência de um Cuidador
E muitas dicas ensinar
Lembrou que é muito importante
O Cuidador se cuidar

O Badu cuida da irmã
Com toda a dedicação
Tem um equipe com médico
Fono, fisio e nutrição
Mas o mais importante
É o que ele faz de coração

Estávamos um pouco cansados
E foi nesta hora que começou
As associações a mostrar
Como nesse ano trabalhou
Muita coisa interessante
Que a todos nós agradou

Acabadas as apresentações
Fomos então descansar
O ritmo estava puxado
Se não parar, vou pifar
Uma horinha de sono
Para as energias recuperar

A noite, antes de começar o show
De Humor da Heliana
Dalva fez uma performance
Que foi mesmo muito bacana
Ela mostrou como dança
Uma guerreira parkinsoniana

E para terminar a noite
E fechar com chave de ouro
O show da Heliana Guedes
Foi mesmo um estouro
Os personagens, as piadas...
Essa menina é um tesouro.

Uma noite de sono
Pras energias recuperar
Um café com pão de queijo
Para o dia começar
O ônibus está esperando
As atividades vão recomeçar

Um grupo ficou no hotel
Para orientações sobre gestão
A maioria era presidente
De alguma associação
De grupo só eu e a Elma
Pra aprender a lição

As pessoas que lá estavam
Eram muito experientes
Aproveitaram esse espaço
Pra falar de suas áreas carentes
Foi uma troca de experiência
Isso ficou evidente...

O outro grupo começou
Com a dança sênior pra acordar
De manhã os movimentos
São mais lentos, devagar
É bom alguns exercícios
Para o corpo despertar...

Outro ciclo de palestras
Depois do lanche começou
Dr. Ronaldo trouxe seus alunos
Uma pesquisa com eles iniciou
É uma técnica nova
É em todos esperanças deixou

Dr. Luiz nos fez refletir
Sobre a espiritualidade
Mostrou nossa evolução
Através da adversidade
Temos que aproveitar então
Essa oportunidade...

E pra terminar as palestras
Falou-se sobre a parte legal
Mostraram os nossos direitos
O que fazer e coisa e tal
Mas não há duvida numa coisa
Nesse país a saúde vai mal
Foi então que neste momento
Quando ninguém podia esperar
O Gervasio passou um vídeo
Onde quis homenagear
Ao Samuel e a esposa Marilandes
E o Congresso a ela dedicar

Outro almoço gostoso
Gervasio pra nós preparou
E no meio do almoço
Uns brindes Magno sorteou
Mas para ganhar esses brindes
Muita gente piada contou

Algumas associações apresentaram
O trabalho que desenvolveu
Algumas ficaram pra noite...
Exemplo: Mônica e Eu
Mas não deu tempo pra gente
Ver tudo o que aconteceu

E antes de terminar o dia
Teve importante reunião
Com todos os presidentes
Para juntos selar uma união
Desta conversa tiramos a carta
Com nossa reivindicação

À noite tudo era festa
Estava no fim o Congresso
Houve troca de presentes
E votos de muito sucesso
Recebemos certificados
Antes do nosso regresso

Para, meu amigo Gervasio
Agora é preciso dizer
Estava tudo perfeito
Aprendi muito com você...
Vocês estão de parabéns!
E eu só tenho a agradecer

E para finalizar...
Teve música e muita dança
Muita alegria reinava
E bastante confiança
O que levamos daqui?
Informação e Esperança

Regina - Niterói - 22 de novembro de 2009

11 comentários:

Baldoino disse...

Lindo, profundo, comovente, o coração falando alto.

Ana Lúcia Maldonado Portugal disse...

Gosto muito de Cordel, e vc e Renato me aproximaram dele novamente, fico grata a vcs.
Está lindo, me levou novamanete a Timóteo. Na hora da dança senior não queria participar, porque acho lindo qualquer tipo de dança ,mas nunca dancei na minha vida, o ritmo passou longe de mim. Mas no próximo vc vai ter uma surpresa....
Bjs.

Dalva disse...

LINDO REGINA

VC É REALMENTE GENIAL.. JUNTA COM O RENATO...
É A DUPLA DO CORDEL

VAO PENSANDO EM PUBLICAR TUDO ISTO PARA O PROXIMO CONGRESSO

BEIJUUUUSSSSSSS

PAULO MAC INTYER disse...

ANAUÊ REGININHA

PARABÉNS !!!

VC CONSEGUIU COM CORDEL MARAVILHOSO
SINTETIZAR NOSSA MARAVILHOSA
CONFERENCIA !!!

PAULO MAC INTYER

Renato Coutinho disse...

Regina,

Parabens, ficou muito muito legal, você sintetizou muito bem todas as etapas importantes que passamos la em Timóte.

Revivi claramente tudo que assisti no Congresso.

Mais uma vez parabens.

Renato

Nemercio Perdigão disse...

Regina
Tudo voltou na minha mente. Você registrou com sábia maestria os momentos que todos nós passamos juntos.
Poesia pura....

Unknown disse...

Ei, Dinha!!!
Não esqueceu nadinha... Aliás esqueceu sim quem me levou foi você e eu adorei, pois além de muita informação e diversão conheci pessoas incríveis.
bj

Unknown disse...

Não sei porque meu comentário saiu com id meleca então corrigindo...
Rosangela, meleca é o amigo do meu filhoheheeh

Monica Souto disse...

Muito bem, Regina! Seu recado foi muito delicado. Com sabedoria você
nos comoveu com a lembrança do Congresso em Timóteo. Todas as etapas registradas num trabalho primoroso. Parabéns, amiga!

Monica Souto

Pierre disse...

Regina o seu cordel ficou excelente, quero te agradecer por mais esta homenagem. Quero dizer a todos, que fizemos o possivel para que neste congresso o carinho, a motivação, a informação, a união, o amor, a diversão e as associações tivessem prioridade. Abraços Gervásio

GEL disse...

Olá Regina!? Fico feliz de saber que Deus lhe concedeu o dom de poetiza, ficou lindo o seu cordel. Quero agradecer pelo carinho e atenção pelo qual deu aos meus pais colocando no seu cordel, as fotos ficaram lindas. Me emocionei.Saudades, espero revela breve. Lembre-se vç é especial de mais para Deus, fique na Paz do nosso Senhor Jesus Cristo. BJS.