sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

VIDA



Tenho a doença de Parkinson ( DP), e daí? Mas “ainda vivo. Não passo pela vida. E você também não deve passar. A vida é para ser vivida “(Chaplin).

Mas o mundo fica diferente quando você tem Parkinson. De repente subir uma escada pode parecer escalar uma montanha rochosa, subir num ônibus pode parecer uma tarefa impossível, passar pela porta giratória de banco pode vir o congelamento (freesing). Quantos de nós foram tachados de bêbados... Não devemos esmorecer, não podemos nos entregar, devemos enfrentar a vida com dignidade, fazendo tudo que o corpo permite e o bolso admite. Não devemos nos enclausurar, ficando em casa. Temos que sair, passear, fazendo de tudo para melhorar a nossa qualidade de vida. Queremos compreensão.

As mãos podem tremer, o corpo pode balançar, as pernas podem fraquejar, mas a mente continua intacta, pois a DP ataca o corpo não à mente. Somos capacitados para atividades intelectuais.

A VIDA é pra ser vivida, devemos continuar lutando, pois “bom mesmo é ir à luta, abraçar a vida e viver com paixão”(Chaplin).

E a VIDA é muito linda para que a tornemos banal.

Genario Couto

Nenhum comentário: