quinta-feira, 8 de abril de 2010

Audiência Pública em Belo Horizonte

Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais

Doentes de Parkinson falam de suas dificuldades na Comissão de Saúde

O mal de Parkinson, doença neuro-degenerativa e progressiva que afeta a capacidade motora e emocional dos pacientes, foi o tema de uma audiência pública realizada nesta quarta-feira (6/4/10) pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Solicitada pelo deputado Wander Borges (PSB), a reunião teve o objetivo de ouvir as pessoas envolvidas com a doença, que puderam falar das suas dificuldades cotidianas e apresentar reivindicações.

Uma lista com as principais necessidades dos portadores da enfermidade foi apresentada pelo presidente do Instituto Parkinsoniano de Minas Gerais, Gervásio Pierre Araújo Fraga. Ele pediu que o Sistema Único de Saúde (SUS) custeie uma cirurgia chamada DBS (do inglês deep brain stimulation, ou profunda estimulação cerebral), que alivia os sintomas da doença, bem como terapias alternativas.

Outra reivindicação foi que o Governo de Minas não delegue às prefeituras a tarefa de fazer a distribuição gratuita dos medicamentos destinados aos parkinsonianos. Fraga teme que algumas delas não tenham a responsabilidade necessária para lidar com esse assunto e acabem provocando a falta dos remédios, o que não acontece hoje, como ele fez questão de reconhecer. Além disso, pediu a criação de uma casa de apoio em Belo Horizonte, onde se estima existirem mil portadores da doença.

Essa solicitação foi recebida diretamente pelo deputado Wander Borges, que se comprometeu a buscar uma resposta junto ao prefeito da Capital, Márcio Lacerda, que é do seu partido. A lista com as reivindicações também foi passada ao presidente da Comissão de Saúde, Carlos Mosconi (PSDB), que garantiu que vai analisar e tomar as medidas que forem possíveis no âmbito parlamentar.

Doença inibe vida social de seus portadores

Também participaram da reunião o médico neurologista Lucas Henrique Maia Magalhães e a fisioterapeuta e fonoaudióloga Luciana Ulhôa Guedes, que atuam voluntariamente no Instituto Parkinsoniano de Minas Gerais, com sede em Timóteo (Vale do Aço). Eles falaram das limitações provocadas pela doença, tanto físicas quanto psicológicas, uma vez que o constrangimento provocado pelo tremor das mãos e do corpo acaba inibindo o desejo do portador de Parkinson de sair de casa.

O mal de Parkinson não tem cura nem prevenção. Foi diagnosticado pela primeira vez em 1817 pelo médico inglês James Parkinson e se caracteriza pela perda progressiva da capacidade de movimento, causada pela morte acelerada de neurônios na parte do cérebro responsável pela produção de dopamina. Porém, por meio de remédios e atividade física é possível controlar a evolução da doença, cujas complicações, como a disfagia (dificuldade de deglutição), podem levar à morte.

A coordenadora de Atenção ao Idoso da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Eliana Bandeira, informou que já funcionam em Minas dois centros de referência de atenção ao idoso: um em Montes Claros (Norte de Minas) e outro em Juiz de fora (Zona da Mata), dotados de equipes multidisciplinares preparadas para atender portadores de doenças incapacitantes como Alzheimer, Parkinson e osteoporose. Ela informou que qualquer pessoa pode obter orientações gratuitas por telefone junto ao Centro de Referência ao Idoso, por meio do número 0800 283-8583.

Os deputados saíram satisfeitos da reunião. Wander Borges parabenizou as dezenas de parkinsonianos que participaram da audiência e disse que o objetivo de abrir o debate sobre o tema foi cumprido. Carlos Mosconi também listou pontos positivos do encontro, como a notícia de que não há falta de remédios no Estado. Ele destacou também a nobreza do trabalho voluntário desenvolvido pelo médico e pela fisioterapeuta em Timóteo e a liderança de Gervásio Fraga, ele próprio portador de mal de Parkinson desde os 29 anos de idade. O deputado Doutor Ronaldo (PDT) também parabenizou o grupo e frisou a necessidade de apoio e de políticas públicas para beneficiar os idosos.

Presenças - Deputados Carlos Mosconi (PSDB), presidente; Doutor Rinaldo Valério (PSL), Wander Borges (PSB) e Doutor Ronaldo (PDT).

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715
por Pierre em 4/08/2010 05:45:00 AM

Obs:Texto retirado do blog Doença de Parkinson

Um comentário:

Nemercio Perdigão disse...

Parabéns ao Gervasio e toda a sua equipe.
Você é um dos líderes da nossa causa.
Amigo,estamos todos juntos no mesmo barco.

Nemercio - APC