domingo, 1 de março de 2015

Depoimento em Cordel
Regina de Mattos Pereira

Hoje acordei com vontade
De pra todo mundo contar
Sobre a Doença de Parkinson
Que resolveu se instalar
Na minha vida tão cedo
E me deixou a indagar...

Eu ainda sou tão jovem
Com uma filha ainda menina,
Por que meu cérebro parou
De produzir a dopamina?
Minha vida deu uma volta...
Será que faltou vitamina?

Essa Doença de Parkinson
É mesmo muito cruel
Diminui o movimento
Da caneta e do pincel...
E temos que buscar forças
É claro que lá do céu.

Sem a gente perceber
Ela vai se instalando
Com um pequeno tremor
A minha foi começando
Depois veio a rigidez
Percebi quando estava andando

Fiquei muito preocupada
Não achei isso normal
E eu imediatamente
Fui contar ao pessoal,
Que logo me encaminhou
Ao médico, o que era normal.

No primeiro médico que fui
Constatou em mim depressão
E que com aquele tremor
Eu não me preocupasse não
Receitou-me uns remédios
E exercícios na água, em vão.

Um tempo depois percebi
Uma mudança no caminhar
Minha perna estava pesada
Quando os passos eu ia dar
Foi ai que eu decidi...
Ao médico de novo voltar.

Essa doença não é
Fácil de se diagnosticar
Pois não há exame no mundo
Para ela identificar
Tem que excluir as outras
Para só ela então ficar.

Depois de alguns exames
Foi então que recebi
A noticia que marcou
Minha vida até ali.
Você está com Parkinson!
E de susto quase morri!!!

E agora o que fazer
Com essa notícia cruel ?
Não vou poder escrever
Nem ter uma vida normal,
Era assim que eu pensava
Mas não era o ideal...

Por alguns médicos passei
Minha família me levou
A preocupação era grande
Com a doença que se instalou
Ninguém sabia o que fazer
E aquilo me apavorou...

Tirem todos os tapetes
Que ela pode escorregar,
Na escada urgentemente
O corrimão tem que botar
E todos muito preocupados
Ficaram a me vigiar...

Até que por uma amiga
Minha irmã descobriu
Um médico homeopata
Que nas nossas graças caiu,
Porque depois que fui nele
O meu medo então sumiu.

Logo na primeira vez
Que o médico consultei
Tirei todas as minhas dúvidas
Pois muito com ele falei
E ao sair do consultório
Oitenta por cento melhorei.

Fiquei muito deprimida
Por um tempo é verdade
Essa doença de Parkinson
Tira a nossa liberdade
Precisamos de ajuda
Para nossa realidade.

Mas o tempo foi passando
Foi então que percebi
Que podemos controlar
Nossa vida por aqui
A doença não avança
Se isso eu conseguir...

Fiz terapia um tempo
Para poder entender
Que muita coisa acontece
Sem a gente perceber
Temos que nos adaptar
Àquilo que aparecer...

Os tempos não foram fáceis
Passei por muitos momentos
Algumas coisas até
Me causaram sofrimento
Mas tudo já é passado
Ficou só no pensamento...

Hoje eu vivo muito bem
Alegre e trabalhando...
Os problemas que passei
Ah! Eles eu vou levando
Um dia terão solução
Pois Deus está no comando!

Ter alguma dificuldade
No trabalho comecei
Com a compreensão de todos
Eu me readaptei
E uma linda biblioteca
Eu logo organizei...

Ela tem um bom acervo
Que a todos pode agradar
E nas suas aulas vagas
Os alunos gostam de estar
No recreio fica tão cheio
Que não sobra nenhum lugar.

Há pouco tempo conheci
Um pessoal bem legal...
Foi quando entrei no orkut
Que coisa mais genial!
Tinha várias comunidades
Que descobri sem igual.

Primeiro eu descobri
Que tinha informação,
Após algum tempo percebi
Ter também animação,
Vi ali uma família
E tratamento de irmão.

Fui chegando de mansinho
E logo eu me espalhei,
Acolheram-me muito bem
E eu, claro, aproveitei.
Fui fazendo tantos amigos
Que ali eu me instalei

São muitas comunidades
De pessoas como eu
Que brigam com a doença
Que de DP chamarei,
Mas todos muito valentes
Isso eu já observei...

Hoje eu sei que direitos
O parkinsonianos tem
Desde isenção de impostos
Até adquirir algum bem.
Mas os remédios de graça,
No Rio quase não tem!

Para comprar os remédios
Lá se vai o meu dinheiro,
Se botar na ponta do lápis
Quase vai o salário inteiro...
Dos remédios, temos direito
Aqui e no Brasil inteiro.

Mas a partir de agora
Tendo esta informação,
Vou entrar nessa batalha
E essa eu não perco não!
Eu vou fazer de tudo
Até ele chegar à minha mão.

Agora eu faço parte
Deste mundo virtual,
Que apesar da internet
Parece ser muito real.
Agora estamos pensando
Em fazer uma social...

Encontrar essas pessoas
Com quem falo todo dia
Vai ser muito importante
Para uma amizade sadia.
E depois em meu coração
Eles farão moradia...

No final de outubro
Um congresso vai haver
Alguns desses amigos
Lá eu vou conhecer,
Eu estou muito ansiosa
Isso eu não posso perder!

Depois que me enturmei
Com tanta gente legal
Minha cabeça fervilha
Procurando um ideal...
Um Blog, resolvi fazer
Pra ajudar ao pessoal.

Com uma baiana arretada
Fiz uma bela amizade
E conversando resolvemos
Tornar o Blog, realidade
É nele que vai sair...
Essa minha novidade...

Agora vocês já sabem
Como foi que aconteceu.
Essa minha mudança
E como tudo ocorreu...
Minha vida agora é outra
Olha onde você se meteu!

Nenhum comentário: