terça-feira, 31 de março de 2009

DIA MUNDIAL DA DOENÇA DE PARKINSON A Colibri convida...

Em comemoração pelo DIA MUNDIAL DA DOENÇA DE PARKINSON, a COLIBRI- ASSOCIAÇÃO BRASIL-PARKINSON-NÚCLEO PIRACICABA-SP programou para abril dois eventos, para os quais convida associados, parkinsonianos, amigos, voluntários e todos os interessados .
No dia 04 de abril de 2009 , às 14:00, na sede central do Clube Cristóvão Colombo, rua Governador Pedro de Toledo,771, a realização da Tardeterapia, encontro mensal da Colibri , que convidou o doutor Beto Pianelli, abordando a questão do perigo das fraturas .Em seguida, a apresentação musical de Luiz Fernando Dutra (violino) e Maria Luisa Dutra(teclado).
No dia 13 de abril, segunda- feira às 19:30, no Salão Nobre da Câmara Municipal, palestra com a neurologista e professora colaboradora da Unicamp, Dra Elizabeth Quagliato, sobre o tema : Diagnósticos e tratamentos na Doença de Parkinson: verdades e equívocos. Essa palestra integra as atividades de comemoração de 11 de abril, Dia Mundial da Doença de Parkinson, um momento especial de conscientização sobre a Doença de Parkinson, com apoio do Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência Física. A Câmara Municipal fica na Rua Alferes José Caetano n° 834.
A Associação ainda participará de entrevistas e programas informativos nas rádios e tevês locais, além de participações em jornais da cidade .

A Colibri também avisa que estão abertas as inscrições para os associados interessados em HIDROTERAPIA, numa parceria com o Lar dos Velhinhos de Piracicaba e com a orientação das fisioterapeutas voluntárias Jucilene T. Baraldi e Hérica R Conceição. Qualquer dúvida , entre em contato pelos telefones: 19- 34260787(Silvia) 19- 34211776(Vera) Ou colibri.parkinson@terra.com.br shrsimoes@yahoo.com.br

domingo, 29 de março de 2009

PRECONCEITO NA DOENÇA DE PARKINSON



Como o dia 11 de abril está se aproximando, quero tratar de um assunto sério e real. Nesse dia é comemorado o dia da Conscientização da Doença de Parkinson.
É difícil de acreditar, mas os próprios doentes de Parkinson marginalizam-se, trancando-se ou escondendo-se, numa atitude que não acho correta e que não vai levá-lo a lugar nenhum.
Existem pessoas que não querem que ninguém saiba de sua condição. Alguns, por motivos profissionais, outros por vergonha e outros ainda, por medo da rejeição social.
A pergunta é: Você gostaria de ter Parkinson ou alguma outra doença degenerativa?
E a resposta é óbvia: Claro que não!!! Como portadora posso responder em nome de todos. Ninguém deseja isso para ninguém, muito menos para si próprio.
E se você perguntasse: Você viveria isolada, fechada como uma ostra, porque tem Parkinson?
A resposta também daria de pronto: NÃO. Até porque ninguém pode viver plenamente, no século XXI sem interagir com o mundo a sua volta.
Abrindo e dividindo com outras pessoas, você pode dar a sua contribuição para toda a sociedade e esclarecer os sintomas, para que outras pessoas possam viver melhor, já que a doença é identificada como exames clínicos.
Eu mesma não conhecia absolutamente nada sobre a doença, o que impediu que eu tivesse o diagnóstico em um estágio mais inicial.
É chocante saber que, por medo da reação social, existem parkinsonianos que não abrem seu diagnóstico.
Vamos mudar esse conceito, meus amigos. É difícil de acredita, mas é real. Não podemos dar nomes aos bois, por uma questão de ética. A falta de ética grassa em nosso país, mas não faltará ética no meio parkinsoniano. Nosso lema é: AJUDA, SOLIDARIEDADE, RESERVA.
A questão é: VOCÊ contrataria um profissional portador de Parkinson? Responda e só assim você saberá o que se passa na cabeça das pessoas. Lembre-se que, se ele continua atuando, é porque a doença não compromete seu trabalho.
Tenha sempre em mente que essa doença afeta os MOVIMENTOS E NÃO O INTELECTO.

Iris Scarabucci

terça-feira, 24 de março de 2009

carta do Dr. José Marcio para Dalva sobre a cirurgia de DBS

DEPOIMENTO DO DR JOSÉ MARCIO, médico intensivista
cirurgia DBS
Querida Dalva Molnar!

No dia 16/01/2009 fui até sua cidade "Campinas" para consultar com a renomada DR ELIZABETH QUAGLIATO neurologia/clinica. Já conhecia a Dra, mas queria consultá-la para falar a respeito da cirurgia de DBS. Ela indicou a cirurgia e fez a indicação para o médico. Fiquei em Campinas até o dia 18/01/2009 quando segui para o Rio de Janeiro RJ.

No dia 18/01/2009, seguimos para o Rio de Janeiro para consultar com o renomado DR. PAULO NIEMEYER, neurocirurgião, médico que está realizando aqui no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro RJ, a cirurgia de implante de DBS, para Parkinson.

Consultei com o DR Paulo no dia 19/01/2009, e ele indicou a cirurgia, sai do consultório muito feliz e já sabendo a data da cirurgia, seria no dia 10/02/2009.
Procurei então meu plano de saúde para pagar os custos da cirurgia, pago o plano de saúde ha 20 anos. Estava começando ali os piores dias de minha vida. Como a cirurgia estava marcada para o dia 10/02/2009, resolvi ficar no rio de janeiro, mas o plano de saúde começou a me deixar doido, não respondiam minhas solicitações, e cada vez que eu aparecia na sede do plano de saúde era ignorado, naquele momento eu me arrastava pelas ruas do rio de janeiro, pois o maldito Parkinson tomava conta do meu corpo. O dia da cirurgia se aproximava e o plano de saúde se negava a pagar a cirurgia. O dia 10 chegou, cirurgia agendada e o plano de saúde me dobrou e acabei perdendo a data ,eles queriam mais 20 dias para responder as solicitações, cai no quarto do hotel,o que provocou um profundo corte em minha cabeça.
Sequei o sangue com pedaços de papel higiênico e no dia seguinte levei o sangue ate a gerente do plano de saúde, me arrastei ate chegar lá e quando estava frente a frente com ele, ouvi você quer pegar uma senha! Eu então desesperado, desamparado nervoso... Mandei ela dar a senha para a mãe dela e comecei a gritar desesperadamente,apareceu ate segurança armado para me conter, chamaram o gerente geral e eu exigi uma cópia do contrato imediatamente{esta segunda via do contrato eu já havia solicitado ha mais de 15 dias}com meu escândalo a cópia apareceu em minhas mãos em meia hora.Sai de lá direto para o escritório de advocacia que entrou com uma liminar que foi deferida pelo juiz em 24:00 sob multa de dois mil reais, diária para o plano de saúde em caso de recusa ao pagamento da cirurgia.O seguro saúde teve que desembolsar uns 300 mil reais, hahahahahah

Com a liminar em mãos, entrei em contato com o médico que marcou nova data para a cirurgia, agora seria no dia 19/02/2009, então voltei para casa e só no dia 17/02/2009, segui para o Rio de Janeiro, me internei no dia 18/02/2009 na clínica
São Vicente, por volta das 19h00min, no dia seguinte 19/02/2009 logo pela manha estava sendo operado pelo DR.PAULO NIEMEYER e sua equipe. O resultado da cirurgia vc confere nas fotos que enviei. (está postado no blog verde)

Hoje, 17/03/2009 {27 dias após a cirurgia} estou muito feliz com o resultado da cirurgia, recomendo para todos os Pks, indico os caminhos se precisar, para quem tem plano de saúde se seu plano se recusar a pagar entre na justiça com uma liminar, e depois entre para cobrar os danos morais. Acho que devemos nos unir para cobrar do SUS {sistema único de saúde} a cirurgia para todos aqueles que não podem pagar.

Um abraço fraterno aos meus amigos de pk

Jose Marcio Garcia Pedrosa.

domingo, 22 de março de 2009

MONICA FAZ SUCESSO...

ONTEM DIA 21 DE MARÇO DE 2009, MONICA LANÇOU SEU LIVRO " ERA OUTONO EM BARCELONA" NUM ENCONTRO MUITO AGRADÁVEL E ACONCHEGANTE....
O EVENTO ACONTECEU NO PARTHENON,UMA LINDA CASA DE CULTURA, NO CENTRO DE NITERÓI... COMPARECERAM MUITOS AMIGOS, FAMILIARES E CONHECIDOS....
O LANÇAMENTO FOI UM SUCESSO...


MONICA CERCADA DE AMIGAS EM SUA TARDE DE AUTÓGRAFOS...


MONICA AUTOGRAFA O LIVRO DE DALVA MOLNAR
QUE VEIO DE CAMPINAS PARA O EVENTO.

EU TAMBÉM ESTAVA LÁ, CLARO...
O CEZAR VEIO DO RIO DE JANEIRO PRA CONHECER A MONICA E CLARO ADQUIRIR SEU LIVRO .
A DALVA VEIO EM COMPANHIA DE SUA AMIGA JANUARIA .

MONICA RECEBE O CARINHO DOS AMIGOS....

E O DIA ACABA EM CHOPP COM AMIGOS E FAMILIARES...
PARABÉNS MONICA!




sexta-feira, 20 de março de 2009

É AMANHÃ NÃO ESQUEÇA...


TALVEZ



"Talvez eu venha a envelhecer rápido demais.
Mas lutarei para que cada dia tenha valido a pena.
Talvez eu sofra inúmeras desilusões no decorrer de minha vida.
Mas farei que elas percam a importância diante dos gestos de amor que encontrei.
Talvez eu não tenha forças para realizar todos os meus ideais.
Mas jamais irei me considerar um derrotado.
Talvez em algum instante eu sofra uma terrível queda.
Mas não ficarei por muito tempo olhando para o chão.
Talvez um dia o sol deixe de brilhar.
Mas então irei me banhar na chuva.
Talvez um dia eu sofra alguma injustiça.
Mas jamais irei assumir o papel de vítima.
Talvez eu tenha que enfrentar alguns inimigos.
Mas terei humildade para aceitar as mãos que se estenderão em minha direção.
Talvez numa dessas noites frias, eu derrame muitas lágrimas.
Mas não terei vergonha por esse gesto.
Talvez eu seja enganado inúmeras vezes.
Mas não deixarei de acreditar que em algum lugar alguém merece a minha confiança.
Talvez com o tempo eu perceba que cometi grandes erros.
Mas não desistirei de continuar trilhando meu caminho.
Talvez com o decorrer dos anos eu perca grandes amizades.
Mas irei aprender que aqueles que realmente são meus verdadeiros amigos nunca estarão perdidos.
Talvez algumas pessoas queiram o meu mal.
Mas irei continuar plantando a semente da fraternidade por onde passar.
Talvez eu fique triste ao concluir que não consigo seguir o ritmo da música.
Mas então, farei que a música siga o compasso dos meus passos.
Talvez eu nunca consiga enxergar um arco-íris.
Mas aprenderei a desenhar um, nem que seja dentro do meu coração.
Talvez hoje eu me sinta fraco.
Mas amanhã irei recomeçar, nem que seja de uma maneira diferente.
Talvez eu não aprenda todas as lições necessárias.
Mas terei a consciência que os verdadeiros ensinamentos já estão gravados em minha alma.
Talvez eu me deprima por não ser capaz de saber a letra daquela música.
Mas ficarei feliz com as outras capacidades que possuo.
Talvez a vontade de abandonar tudo torne-se a minha companheira.
Mas ao invés de fugir, irei correr atrás do que almejo.
Talvez eu não tenha motivos para grandes comemorações.
Mas não deixarei de me alegrar com as pequenas conquistas.
Talvez eu não seja exatamente quem gostaria de ser.
Mas passarei a admirar quem sou.
Porque no final saberei que, mesmo com incontáveis dúvidas, eu sou capaz de construir uma vida melhor.
E se ainda não me convenci disso, é porque como diz aquele ditado: “ainda não chegou o fim”
Porque no final não haverá nenhum “talvez” e sim a certeza de que a minha vida valeu a pena e eu fiz o melhor que podia“.

Aristóteles Onassis

terça-feira, 17 de março de 2009

“Na pausa não há música, mas a pausa ajuda a fazer a música”.

Na melodia da nossa vida a música é interrompida aqui e ali por "pausas’... E nós, sem refletirmos, pensamos que a melodia terminou.
Deus nos envia, às vezes, um tempo de parada forçada.
E faz uma pausa repentina no coral de nossa vida. Pode ser uma provação, planos fracassados, ou esforços frustrados.
Mas na verdade é preciso fazer uma pausa...
Mas como é que o maestro lê a pausa? Ele continua a marcar o compasso com a mesma precisão e toma a nota seguinte com firmeza, como se não tivesse havido interrupção alguma.
Deus segue um plano ao escrever a música de nossa vida.
Elas não estão ali para serem passadas por alto ou serem omitidas, nem para atrapalhar a melodia ou alterar o tom. E sim para aprimorar
A nossa parte deve ser aprender a melodia e não desmaiar nas "pausas".
Se olharmos para cima, Deus mesmo marcará o compasso para nós.
Com os olhos Nele, vamos ferir a próxima nota com toda a clareza sem murmurarmos tristemente: “Na pausa não há música”.
Não nos esqueçamos, contudo, de que “ela ajuda a fazer a música”.
Compor a música da nossa vida é geralmente um processo lento e trabalhoso.
Com paciência, Deus trabalha para nos ensinar!
E quanto tempo Ele espera até que aprendamos a lição!
Lembre-se, a pausa não dura muito, é apenas um tempo suficiente para que você se renove e continue...
Ela apenas serve para continuar a música!!!
Olhe melhor a sua volta... Viva a Vida!
Pare! E aceite a pausa, você merece ser mais amado e amar, sonhar, sorrir, cantar e ser feliz, muito mais feliz!!!
-----------Autor desconhecido-----------

A Música não acabou...foi apenas uma pausa...
Vamos fazer a música continuar...
Beijos Regina

sábado, 14 de março de 2009

Um carinho da Íris...


Parabéns Regina

Quero falar hoje de uma amiga querida e que está ficando mais nova dia 15. Mais nova porque existem pessoas que não envelhecem, apenas adquirem mais uma primavera.
Que você continue essa pessoa dócil, amiga, sincera, transparente, pois tenha certeza, somos Deusas e eu agradeço por ter encontrado uma amiga como vc .
Encontramos pessoas na vida que queremos ou planejamos encontrar. Como penso muito prafentex encontro sempre muita gente boa nessa vida. Quanto ao Parkinson - refiro-me a esse senhor porque, graças a ele nos conhecemos - pense sempre que a felicidade vem do nosso íntimo, pense sempre no presente amiga, vivendo intensamente, pois você é tudo que falei e, li um dia que o maior pecado é roubar de alguém a alegria. .O que mais posso falar? Nem sei, pois os atos falam mais que as palavras.
Lamento não poder dar um abraço pessoalmente, mas não vai faltar oportunidade. Alegria dia 15 e sempre. Um grande abraço.

quinta-feira, 12 de março de 2009

Um Dia Especial...




Dia 08 de março de 2009 foi comemorado o Dia da Mulher...
Aqui mesmo falamos sobre isso...
Neste mesmo dia eu e minha amiga, 2 mulheres, sofremos um assalto...a mão armada... às 2 horas da tarde numa rua em Itaipu... 2 horas da tarde..
Levaram todos os nossos pertences... Carro, documentos, coisas pessoais, livros de estudo, e material de um trabalho importante...
No Dia Internacional das Mulheres....
Mas ...

Tem sempre um Mas...

Mas naquele momento Deus... que devia estar um pouco distraído , colocou suas mãos sobre nós..e nos protegeu... e nada de ruim nos aconteceu..

Este 08 de março de 2009 será por mim lembrado pro resto de minha vida...
Não pelo que perdi...não por todo trabalho que tive depois... Não pelo prejuízo enorme...
MAS PELAS NOSSAS VIDAS POUPADAS...

Eu agradeço a DEUS, em público, por isso...
por ter nos protegido e principalmente por me fazer pensar assim...

E é por isso que tenho UM CONVITE a fazer pra vocês..



AMIGOS E AMIGAS...

COMO MUITOS DE VOCÊS SABEM, DOMINGO DIA 15 DE MARÇO FAREI 50 ANOS...
E NO DIA 8 DE MARÇO GANHAMOS UMA NOVA VIDA, EU E DARISA, MINHA AMIGA QUE ESTAVA COMIGO NAQUELE MOMENTO TÃO DIFICIL...
POR ISSO QUERO CONVIDAR A TODOS VOCÊS PARA
UM MOMENTO DE AGRADECIMENTO A DEUS....
SEJA QUAL FOR SUA RELIGIÃO, ESTEJA ONDE VOCÊ ESTIVER, EM QUALQUER MOMENTO DO DIA 15 DE MARÇO, EU GOSTARIA QUE VOCÊS AGRADECESSEM A DEUS CONOSCO...

- PELA NOSSAS VIDAS POUPADAS NO DIA 08 DE MARÇO...

- PELOS MEUS CINQUENTA ANOS DE VIDA...

- PELA NOSSA AMIZADE....

- PELO PRESENTE QUE DEUS NOS DÁ TODOS OS DIAS QUANDO ABRIMOS OS OLHOS E VEMOS O SOL OU A CHUVA... O PRESENTE DA VIDA...

CONTO COM A PRESENÇA ESPIRITUAL DE TODOS NESTE DIA ESPECIAL....

UM GRANDE BEIJO A TODOS...REGINA

terça-feira, 10 de março de 2009

A ÁGUA OXIGENADA



Você acha a Água Oxigenada sem muita utilidade?

Pois então, surpreenda-se!
A Água Oxigenada foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas, com o objetivo de conter problemas de infecções e gangrena em soldados em frentes de batalhas. Na Segunda Guerra Mundial diminuiu o número de amputações.

Objetivo da invenção

- Barato
- Fácil Transporte
- Fácil Armazenamento
- Fácil Utilização
- Sem Efeitos Colaterais
Numa solução a 3%, é um dos mais potentes desinfetantes que existem.

Por que é tão pouco divulgada?
- Não dá lucro! é barato
- Simples de usar
- Fácil armazenamento
- Pode ser utilizada para muitos fins
- Competição com produtos desenvolvidos por farmacêuticos e indústrias de
desinfetantes domésticos e hospitalares.


A eficácia doméstica da Água Oxigenada.
1.
Uma colher de sobremesa do produto usada para bochechos e mantido na boca por alguns minutos, mata todos os germes bucais, branqueando os dentes! Cuspir após o bochecho.
2. Manter escovas de dentes numa solução de água oxigenada conserva as escovas livres de germes que causam gengivite e outros problemas bucais.
3. Um pouco de água oxigenada num pano desinfeta superfícies melhor do que qualquer outro produto. Excelente para usar em cozinhas e banheiros.
4. Tábuas de carne e outros utensílios são totalmente desinfetados após uso, com um pouco de água oxigenada. O produto mata qualquer bactéria ou germe, inclusive salmonelas.
5. Passada nos pés, à noite, evita problemas de frieiras e outros fungos que causam os principais problemas nos pés, inclusive os maus odores (chulé).
6. Passada em ferimentos (várias vezes ao dia) evita infecções e ajuda na cicatrização. Até casos de gangrena regrediram com o seu uso.
7. Numa mistura meio-a-meio com água pura, pode ser pingada no nariz em resfriados e sinusites. Esperar alguns instantes e assoar o nariz. Isso mata germes e outros microorganismos nocivos.
8. Um pouco de água oxigenada na água do banho combate micoses e fungos e ajuda a manter a pele saudável.
9. Roupas que precisam de desinfecção (lençóis, fraldas etc.) ou aquelas em contato com secreções corporais e sangue, podem ser totalmente desinfetadas se ficarem de molho numa solução contendo água oxigenada antes da lavagem normal.
10. Certamente você encontrará outras formas de usar a água oxigenada em sua casa.

Realização:
Mon Ville Alimentação Ltda

MULHER A CIMA DE TUDO - Daudet Bandeira

DE TUDO QUANTO EU CONHEÇO
DENTRO DO NOSSO PLANETA,
EU DOU DESTAQUE À MULHER,
COMO A MAIS BELA VINHETA,
NO NOSSO LAR É A LUZ,
QUE REPLANDECE E CONDUZ,
POR SER FORTE, MEIGA E BELA;
QUALQUER UM ESTA SUJEITO
A DEPENDER DO EFEITO,
QUE AFLORA DO ÍNTIMO DELA.
DAS ROSAS É A ORQUIDEA,
DO NOSSO REINO A RAINHA;
NO ALPENDRE É A FACHADA
E É A MESTRA DA COZINHA;
NA CAPA DO LIVRO O TÍTULO
E NO CONTEXTO O CAPÍTULO
QUE MAIS NOS CHAMA A ATENÇÃO;
NOS CULTOS A MAGIA,
DAS ARTES, A POESIA
E DO POETA A INSPIRAÇÃO.
A MULHER É TITULAR
DAS REPRODUÇÃO HUMANA,
DA MINA O MELHOR TESOURO.
DA FAMÍLIA É SOBERANA;
DAS DEUSAS É AFRODITE,
QUE MAIS ACENDE O APETITE,
DO DESEJO E DO AMOR,
NUM CANTEIRO SE RESUME
NAS GOTÍCULAS DE PERFUME,
QUE EXALAM DENTRO DA FLOR.
DAS EMANÊNCIAS DA VIDA,
É A MAIS ENERGÉTICA,
NA ARTE DE EMBELEZAR,
ELA É A PRÓPRIA ESTÉTICA;
NA CANÇÃO, A MELODIA,
E NA DRAMATURGIA,
É A PRINCIPAPAL ATRIZ,
HOMEM SOLTEIRO OU CASADO,
TENHA MULHER DO SEU LADO
E VIVA A VIDA FELIZ.

Dia da conscientização da doença de Parkinson



A DOENÇA de PARKINSON (DP) é neurodegenerativa, progressiva e, até então, incurável. Mesmo sendo acompanhada por equipe multidisciplinar (neurologista, geriatra, urologista, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta etc....) infelizmente ainda não há exame capaz de identificá-la ou que indique sua evolução. Como leigo e portador da DP, digo que a Doença é acompanhada no “OLHÔMETRO”, na base da observação. E ninguém melhor que o CUIDADOR, que convive diariamente com o Portador, observando suas as alterações, variações e os efeitos dos medicamentos, para levar aos diversos profissionais essas informações tão valiosas no acompanhamento da DP.
Os profissionais, que atendem aos portadores da DP, de um modo geral de 4 em 4 meses prescrevem os medicamentos através de informações obtidas com o próprio paciente ou através do cuidador. Como foi dito, o PDP é assistido por um grupo de profissionais de diversas especialidades que precisam trocar informações entre si sobre o paciente. Na prática, isso é muito difícil de acontecer e, eventualmente, muito oneroso. Infelizmente, profissionais médicos em geral, salvo raras e honrosas exceções, não trocam informações sobre pacientes em comum. Entra aí o cuidador, que faz essa ponte entre todos os profissionais envolvidos, podendo dar melhores informações sobre o portador. Digo que todo portador precisa de um cuidador independente do estágio da doença, pois ele observa de um plano diferente do próprio paciente.
O dia 11 de abril é dedicado a CONSCIENTIZACÃO DA DOENÇA DE PARKINSON. Quem convive com a DP está sempre na expectativa por dias melhores na sua qualidade de vida. No ano passado, vivemos momentos de tensão, não só a comunidade PARKISONIANA, mas todos aqueles que sofrem de males incuráveis no Brasil. O julgamento histórico que aprovou as pesquisas em Células Tronco Embrionárias, acontecido em 29/05/08, traz esperança para todos nós. Isto, após 3 anos de discussão pondo em lados opostos religiosos e cientistas. A constitucionalidade foi aprovada e os portadores de doenças incuráveis continuam na expectativa quanto ao resultado das pesquisas, que se encontra em andamento no mundo inteiro. Todo dia tem uma noticia. Mesmo sem resultados positivos imediatos, não devemos esmorecer. Devemos continuar com esperança e sempre lutando contra essa doença que é traiçoeira e sutil, nos atacando a todo instante, sem coerência e de forma imprevisível. A DP é personalizada, pois cada paciente é diferente do outro, com sintomas diferentes. Portanto, é difícil seu acompanhamento.
Sabe-se muito pouco sobre essa doença. Sabe-se que não é contagiosa, que ocorre com a perda da maioria dos neurônios da substancia negra do cérebro que produz a dopamina que é o condutor das correntes nervosas ao corpo - faltando dopamina, há reflexo no sistema nervoso, e aparecem os sintomas da DP. Porém, ainda não se sabe o que causa qual o estopim ou como reverter seus efeitos.
Em Salvador, o atendimento ao PDP pode ser considerado satisfatório. Pelo menos, em comparação aos demais estados, pois aqui temos serviço de qualidade na tanto rede pública federal quanto na estadual, com profissionais competentes e especializados em DP. No Hospital das Clínicas, com equipe multidisciplinar, o atendimento é feito às quartas- feiras, no período da tarde no ambulatório Magalhães Neto. O atendimento também é realizado no CREASI, órgão da estrutura da Secretaria de Saúde Estadual, às segundas e quartas-feiras durante todo o dia, com equipe multidisciplinar. Há ainda o serviço do Hospital SARAH, que além de neurologia, oferece excelente atendimento de fisioterapia. Na Universidade Católica do Salvador (Campus de Pituaçu), através da UNAFISIO/ CURSO DE FISIOTERAPIA temos o único serviço no estado de fisioterapia específica para DP. O atendimento ao PDP é garantido através da Portaria 2577/06 do Ministério da Saúde que garante tratamento gratuito, bem como o fornecimento de medicamentos com recursos do SUS, no qual o estado entra com uma pequena contrapartida. Até então os recursos não têm faltado.
Mas os portadores não estão sozinhos. Já existe o GRUPARKINSONBAHIA- Grupo de Apoio a Parkinsonianos e Cuidadores da Bahia, que é especifico para PDP e dirigido por Portadores, que tem como objetivo congregar familiares e cuidadores, orientar, informando sobre a DP, seus direitos, o andamento das pesquisas, promovendo integração social, divulgando e sensibilizando a opinião publica e os meios de comunicação sobre a DP.
No próximo dia 11 de abril, o DIA DE CONSCIENTIZAÇÃODA DOENÇA DE PARKINSON será lembrado e refletido em todo Brasil. Na Bahia, o GRUPARKINSON não ficará ausente, pois estará promovendo evento com uma tarde em que ocorrerão palestras, sorteios de brindes e atividades de lazer. O evento será no dia 6 de abril no auditório da CREASI.
Aguardamos você. CONTE CONOSCO PARKISONIANO.
Genário Lemos Couto
Presidente do GRUPARKINSONBAHIA
Salvador, 9 de março de 2009

domingo, 8 de março de 2009

Uma mensagem gostosa de se ler...

"Bom dia"Garotas" parabéns por todos os dias que vcs estão presentes nas nossas vidas. Desde o momento que vocês nos apresentam o mundo ou até antes mesmo de conhecermos o que seja respirar vcs já demonstram e nos oferece todo os seus momentos de vida... seus carinhos e ternuras são nos oferecidos desde intra-útero e, com todas as dificuldades, alegrias e quedas no caminhos vcs estão sempre lá, ao nosso lado, fazendo de tudo ... ou nada...mas estão lá ao nosso lado e procurando nos dar apoio no nosso caminhar do dia a dia. Crescemos cheirando... amando... brigando... dialogando...ou simplesmente recebendo broncas... questionando...e até duvidando de vcs mas sempre pudemos contar com vcs.
OBRIGADO!!! Não somente por hoje, é injusto! Obrigado por cada segundo que vcs respiram e vivem porque sabemos que cada momento deste é de dedicação a outrem...são momentos de doação de partilhar com outra pessoa ...de coração e alma...
OBRIGADO a todas vocês eternas GAROTAS por serem MULHERES, compreendidas ( como nossas esposas e filhas ) e, com frequência, incompreendidas ( sogras!!) mas sempre firmes nos seus objetivos e natureza de se doarem a nós filhos, esposos e até mesmo sogros!!
OBRIGADO pelos seus choros e sorrisos, diálogos e broncas, pelas suas faltas, erros e acertos!!
OBRIGADO por, desde o início, nos permitirem também crescer com faltas, erros e acertos!
TENHAM hoje, amanhã e sempre muito orgulho de serem mulheres. Não se deixem abaterem pelos nossos conceitos errados de machos. Andem sempre de cabeça erguida pois são vcs o primeiro contato de vida que temos no mundo...são o primeiro calor humano e amor que sentimos e levamos isso até o final de nossas vidas.
ORGULHEM-SE pois por toda nossa vida, por mais difícil e conturbada que ela seja nos, homens, sempre podemos contar com o carinho, compreensão, sensibilidade, delicadeza, amor e muitos outros adjetivos que vcs dominam com tanta maestria e facilidade. OBRIGADO por vocês e tenham um 08 de março de muita PAZ. "

Essa mensagem foi postada por Doca na com Parkinson Grupo de Apoio Virtual... eu li , gostei e resolvi compartilhar com todas vocês...mulheres... guerreiras.. sonhadoras... compreensivas... e amadas ...
Valeu Doca... suas palavras acalentaram meu coração....

sábado, 7 de março de 2009

MULHER - autor desconhecido

Mulher
Semente...
SER-mente...
SER que faz gente,
SER que faz a gente.

Mulher
SER guerreiro, guerrilheiro, lutador...
multimídia, multitarefa, multifaceta, multi-acaso...
multi-coração...

Mulher
SER que dá conta,

que vai além da conta,
que multiplica,
divide, soma e subtrai, sem perder a conta,
sem se dar conta, de que esse século foi seu parto,
na direção de seu espaço,
de seu lugar de direito e de fato,
de seu mundo que lhe foi usurpado

e que agora é por ela ocupado.

MULHER...
Esse SER florado,
esse SER adorado,
esse SER adornado,
que nos põem em um tornado,
nos deixa saciado e transtornado,
que nos faz explodir e sentir extasiado.
SER admirado...

MULHER...
Nesse final de milênio, faça a transição.
Tire de seu coração a semente
que vai mudar toda a gente
levando o mundo a ser mais gente...
Um mundo mais feminino,
mais rosado e sensibilizado,
mais equilibrado e perfumado...

PARABÉNS MULHER !!!
Não pelo oito de março,
nem pelo beijo e pelo abraço,
Nem pelo cheiro e pelo amaço.
Mas por ser o que és...
Húmus da humanidade,
Raiz da sensibilidade,
Tronco da multiplicidade,
Folhas da serenidade,
Flores da fertilidade,
Frutos da
eternidade...
Essência da natureza humana.


Parabéns...

É o que dizem das mulheres...


Fragilidade, o teu nome é mulher!
William Shakespeare
Amo as mulheres, mas não as admiro...
Charles Chaplin
A sabedoria das mulheres não é raciocinar, é sentir.
Immanuel Kant
A mulher é como a tua sombra: se corres atrás dela, ela correrá à tua frente, se corres à frente dela, ela vem atrás de ti.
Alfred de Musset
A mulher que se preocupa em evidenciar a sua beleza anuncia ela própria que não tem outro maior mérito.
Julie Lespinasse
Quem não sabe aceitar as pequenas falhas das mulheres não aproveitará suas grandes virtudes.
Khalil Gibran
Uma mulher bonita e fiel é tão rara como a tradução perfeita de um poema. Geralmente, a tradução não é bonita se é fiel e não é fiel se é bonita.
William Maugham
Anatomia é uma coisa que os homens também têm, mas que, nas mulheres, fica muito melhor.
Millôr Fernandes
A mulher mais idiota pode dominar um sábio. Mas é preciso uma mulher extremamente sábia para dominar um idiota.
Rudyard Kipling

A Silvia Simões nos manda um recado...


"Colibri-Associação Brasil-Parkinson-Núcleo Piracicaba" está no Orkut-"parkinson c/ qualidade de vida" .

Também temos e-mail para contato: colibri.parkinson@terra.com.br

sexta-feira, 6 de março de 2009

quarta-feira, 4 de março de 2009

GRUPARKINSONBAHIA


PARKINSONIANO: CONTE CONOSCO

A vontade e a determinação de um grupo de portadores e cuidadores de DP em criar uma entidade exclusiva de quem convive com essa doença tornou-se realidade. No dia 11 de fevereiro último, aconteceu esse sonho, quando foi aprovado o nosso estatuto que faremos cumprí-lo à risca, fazendo dele a nossa bíblia, a nossa constituição. É o que desejamos. Uma entidade que apóie, oriente, informe sobre a doença, com consultoria por profissionais especializados, com ênfase ao social e prestando solidariedade aos que precisarem. Temos conosco, na retaguarda, uma equipe de especialistas que nos dão consultoria voluntária: médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeuta familiar, advogados etc... Daremos assistência especial ao cuidador, figura importante no tratamento da DP.
Perguntamos: quem cuida do cuidador?

O sonho está acontecendo. Elegemos, em reunião democrática, a nossa primeira diretoria, assim composta:
· Presidente: Genário Lemos Couto;
· Vice-Presidente: Iris Sena Castro Scarabucci;
· Dir. Administrativo: Jane Couto;
· Dir. de Eventos: Ana Florence;
· Dir. Financeiro Paulo Monteiro Correia;
· Presidente do Conselho Fiscal: Antônio Pithon;
· Membros: Ana Maria Holanda e João Luiz Pinto.

Agora é trabalhar. E para tal, já temos um espaço, cedido por um solidário com a causa, um conceituado advogado. Trabalho é o que não falta, e o grupo esta entusiasmado, já envolvido na arrumação da sede, e preparação do primeiro evento pela passagem do Dia de Conscientização da DP.

A motivação é grande .

Parkinsoniano e Cuidador: CONTEM CONOSCO.

Estamos aguardando você.

Salvador, 04 de março de 2009

Genário Lemos Couto
Presidente

Tecnologia do Abraço

(A tecnologia do abraço, por um matuto mineiro...)

"O matuto falava tão calmamente, que parecia medir, analisar e meditar sobre cada palavra que dizia...
- É... das invenção dos homi, a que mais tem sintido é o abraço.
O abraço num tem jeito di um só aproveitá!
Tudo quanto é gente, no abraço, participa uma beradinha...
Quandu ocê tá danado de sodade, o abraço de arguém ti alivia...
Quandu ocê tá cum muita reiva, vem um, te abraça e ocê fica até sem graça de continuá cum reiva...
Si ocê tá feliz e abraça arguém, esse arguém pega um poquim da sua alegria...
Si arguém tá duente, quandu ocê abraça ele, ele começa a miorá, i ocê miora junto tamém...
Muita gente importante e letrado já tentô dá um jeito de sabê purquê qui é qui o abraço tem tanta tequinologia, mas ninguém inda discubriu...
Mas, iêu sei! Foi um ispirto bão de Deus qui mi contô...
Iêu vô contá procêis u qui foi quêle mi falô:
O abraço é bão pur causa do Coração...
Quandu ocê abraça arguém, fais massarge no coração!...
I o coração do ôtro é massargiado tamém!
Mas num é só isso, não...
Aqui tá a chave do maió
É qui, quandu nois abraça arguém, nóis fica cum dois coração no peito!..."
(autor desconhecido)

Este texto foi retirado do forum " Chat quem está on vamos conversar" da Comunidad Parkinson Grupo de Apoio Virtual.

UM GRANDE ABRAÇO PARA TODOS VOCÊS... AMIGOS DE BLOG...

terça-feira, 3 de março de 2009

2ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa

Webconferência preparatória à 2ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa

A Comissão Organizadora da 2ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (2ª CNDPI), composta pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR), por representantes de entidades da sociedade civil e de órgãos públicos membros do Conselho Nacional de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDI), convida os delegados e delegadas e representantes das comissões organizadoras da etapa estadual e distrital da CNDPI, a participarem da webconferência preparatória ao evento nacional, que será realizada na próxima quarta-feira - 4 de março - das 18 às 20h, horário de Brasília.

Por meio de tecnologia disponibilizada pelo Ministério da Educação (MEC), será possível que todos os estados e o Distrito Federal participem do encontro virtual que tem o objetivo de mobilizar os(as) delegados(as) para a 2ª CNDPI, buscando fortalecer os temas das discussões propostas e qualificar o debate na Conferência. Para tanto, a webconferência contará com a presença dos ilustres palestrantes, o professor Vicente Faleiros e a assistente social Maria José Sinhoroto, que abordarão as temáticas do Sistema de Garantia dos Direitos da Pessoa Idosa e da Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa. No final da palestra, haverá espaço para perguntas, que poderão ser feitas por telefone ou por e-mail (veja contatos abaixo).

Além disso, a webconferência apresentará a metodologia de trabalho da Conferência, respondendo a eventuais dúvidas dos(as) delegados(as). Saiba como assistir e participar da webconferência, passo a passo:
1) Para assistir à webconferencia basta acessar o link http://portal.mec.gov.br/2conferenciaidoso no dia 4 de março às 18h.
2) Para fazer perguntas e comentários aos palestrantes e à Comissão Organizadora da 2ª CNDPI, você deve ligar para os seguintes telefones: 61.2104-8939, 2104-9070 e 2104-8375, que estarão programados para receber ligações a cobrar.
3) Outra forma de participar é enviando suas perguntas por e-mail para o endereço 2conferenciaidoso@gmail.com

Divulgue e participe!
Ana Lúcia Garske de Souza
Assessora Programa de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos Secretaria Especial dos Direitos Humanos/PR Esplanada dos Ministérios, Bloco T, Anexo II, sala 207 Brasília - DF CEP 70064-900 Tel: 3429-9463 Fax: 3225-0440

Recebi este convite por e-.mail da Regional Pernambuco - www.abraz.org.br / abraz.pe@abraz.org.br

segunda-feira, 2 de março de 2009

Beija flor

Oitenta vezes por segundo
Bate as asas um beija-flor
Assim se consegue suspenso
Quase paralisado no ar
Tremendo diante da flor.
Quem me dera, quem me dera,
Que o que acontece comigo
Viesse da natureza tão bela!
Às vezes, no corpo sinto um tremor
E, igual àquela ave colorida,
Também fico quieta,
Paralisada
Tremendo...
Quem me dera sugando o néctar,
Diante da flor da vida.
Eu sou parkinsoniana
Mas não me dou por vencida
Sonho que deus me fez beija-flor
E me disfarçou de diva.
Quem me dera, quem me dera!

Poesia de autoria de Diva da Penha Rangel de Andrade,
Do Grupádua - RJ

Por que não?

Nesta vida tudo pode nos acontecer
Mesmo sendo pessoas saudáveis inesperadamente,
Parkinsonianos podemos vir a ser.
Isso aconteceu comigo
A vida me fez passar a ser
Tudo ao contrário daquilo do que sonhei ser.
Sim, sou parkinsoniana
Não tenho orgulho de ser
Aconteceu, que posso fazer?
Nada? Isso não! Claro que não!
Posso amar, sorrir, cantar, sonhar,
Chorar quando for preciso,
Me apoiar no ombro de um amigo,
De um filho ou do marido.
A vida continua
Quero viver e não quero sentir a alma nua.
Ter Parkinson não me tira o direito de viver.
Às vezes nem me lembro que fiquei assim.
É a bondade de Jesus presente,
Sempre dentro de mim,
Me ensinando a aceitar
Tudo o que não posso mudar.
Em certos momentos, rezando,
Me olho e fico pensando.
Minhas mãos tremem...
Mas os pássaros não deixam de cantar.
Agora minhas mãos tremem,
Mas nem por isso o sol deixou de brilhar
E minhas mãos tremem...
Mas, olha só, tem um tempo,
Me diz o coração,
Que até as folhas se põem a balançar
E nem por isso, elas tombam ao chão.
Sim eu sou parkinsoniana!
Por que, não?

De autoria de Diva da Penha Rangel
Grupádua Parkinson RJ