domingo, 5 de abril de 2009

ENCONTRO DO GRUPARKINSON BAHIA

SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
3 de abril de 2009
ENCONTRO COMEMORA O DIA NACIONAL DO PARKINSONIANO EM SALVADOR
Na próxima segunda-feira, dia 6 de abril, o Gruparkinson Bahia promove o I Encontro do Gruparkinson Bahia, por ocasião das comemorações do Dia Nacional do Parkinsoniano (11 de abril). O objetivo do evento é informar à população sobre a Doença de Parkinson, especialmente os portadores, familiares e cuidadores - aqueles que convivem diariamente com a doença. O evento acontecerá dia 6 de abril, segunda-feira, com abertura às 14 horas no auditório do Creasi - Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso, órgão da Sesab - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, na Avenida ACM. O evento se encerrará com a apresentação do coral do Creasi. A entrada é gratuita.
O encontro também marcará a apresentação oficial do Gruparkinson Bahia, que tem o objetivo de reunir, em todo o estado, pessoas envolvidas com o Parkinson e fornecer informações sobre pesquisas, tratamentos, além de orientação sobre os direitos do portador, promovendo integração social, divulgando e sensibilizando a opinião pública e os meios de comunicação sobre a Doença de Parkinson.
O nível de informação da sociedade sobre o Parkinson ainda é muito baixo. Sabe-se que a doença não é contagiosa e que ocorre com a perda da maioria dos neurônios da substância negra do cérebro que produz a dopamina, que é o condutor das correntes nervosas ao corpo. Porém ainda não se sabe o que causa, qual o estopim ou como reverter seus efeitos. "Como leigo e portador da Doença de Parkinson, digo que a doença é acompanhada no 'olhômetro', na base da observação", alerta o presidente do Gruparkinson Bahia, Genário Lemos Couto.
O I Encontro do Gruparkinson Bahia tem a expectativa de atrair não somente os portadores e cuidadores, mas estudantes da área de saúde e demais interessados. Segundo Lemos Couto, "o portador de Parkinson é assistido por um grupo de profissionais de diversas especialidades que precisam trocar informações entre si sobre o paciente. Infelizmente, profissionais médicos em geral, salvo raras e honrosas exceções, não trocam informações sobre pacientes em comum.
"Na programação do evento está uma palestra com o doutor Guilherme Valença, com o tema: Doença de Parkinson, uma abordagem prática. Também a fisioterapeuta e professora da UCSAL Mara Rubia falará sobre temas relacionados à Doença de Parkinson.

Fonte: Gruparkinson Bahia

Nenhum comentário: