segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Depoimento de Mª Celia - Santa Catarina


Minha História
Sou Maria Célia Figueiredo da Silva, 44 anos, professora de Matemática e Ciências do Ensino Fundamental, portadora do Mal de Parkinson...
Iniciei minha luta contra o Mal de Parkinson, sem saber que ele existia, foi em 09/2002, estava me preparando para marchar com os alunos dia 07de setembro, quando um colega meu de escola, professor de Educação Física, me perguntou porque eu estava mancando... sem saber explicar...também fiquei preocupada.
Fui ao ortopedista . Fiz fisioterapia e exames de ultra-som, raio x, ressonância magnética e nada de melhorar.
Iniciaram as câimbras, eu apresentava dificuldades para dirigir... dificuldades para escrever no quadro. Comprei um scaner, para passar o conteúdo em cartazes....E não melhorava ,os sintomas iam se agravando..
Em 01/04/2003 o ortopedista , me sugeriu operar. Fizemos a operação do menisco, a esta altura eu estava com uma lesão, no joelho.
Fui a outro ortopedista que me engessou o braço.... Que verão de 2004 !
Iniciei o ano letivo, com muletas , com dificuldades para locomoção, fiquei até o final do ano...
Em 2005, não consegui acompanhar o pique dos meus alunos...mesmo assim, continuei na secretaria da escola.
Em 2006, por pressão de alguns colegas, por preconceito, me tiraram da escola, uns queriam, a minha condição, eu precisava sair mais cedo para fazer fisio, hidroterapia...
Tive que me ausentar e pedir minha aposentadoria... Mas continuei a luta...
Uma colega, também da escola, me sugeriu ir a um neurologista , que me pediu um exame de eletro miografia, e o resultado foi Doença de Parkinson...
Iniciei o tratamento, com dificuldades de entender por que eu?
Em 2006 mal conseguia ficar de pé.... Aos poucos, fui encontrando uma luz no fim do túnel, fui procurar outros portadores...
Em 2008 tive Depressão, estava na cadeira de rodas.... tentei até o suicídio.
Aos poucos, consegui dar a volta por cima.
Fundei um Grupo de Ajuda aos portadores de Parkinson de Araranguá, minha cidade e estou resolvendo meus problemas. Ajudando os outros eu consegui ser ajudada.
Sabe onde passei meu aniversário este ano? Em Olinda no Recife, fui ao Congresso das Associações de Parkinson do Brasil.
Fiz amigos no Brasil inteiro através do Chat da ABP, tenho amigos do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul....
Estou cada dia melhor... É o eco da vida....
Maria Célia


3 comentários:

Ana Lúcia disse...

Li seu depoimento Maria Célia, e só posso dizer que estou com você. Que Deus continue iluminado seus caminhos hoje e sempre.
Abraços,
Ana Lúcia

Renato Coutinho disse...

Maria Célia,
li seu depoimento
fiquei aqui pensando
como é parecida
vida de parkinsoniano

mas preciso dizer
são para os esperto
muitos ainda insistem
viver só no universo

estes são aqueles
que faltam descobrir
que somos todos iguais
também sabemos sorrir

temos limitações
qualquer um pode ver
mas nem por isso
deixamos de viver

um ligeiro tremor
dificuldade no andar
não impede em nada
nossa forma de amar

sabendo compreender
nossa Bradicinesia
não limita nossa vida
viver em plena alegria

hoje não pode marchar
nem matemática ensinar
fez atividade melhor
em Olinda foi passear

nunca desanime
parabéns pela vitoria
deu a volta por cima
É essa sua historia

que ela sirva de exemplo
aos que querem esconder
fato hoje tão normal
e atrapalha de viver

continue neste ritmo
pra nós melhor não ha
tu es um grande exemplo
Daí de Araranguá

Baldoino disse...

Mcelia, Bonita trajetória de vida, mais uma valorosa guerreira a nos mostrar garra e disposição para continuar vivendo, mais um exemplo a seguir..
Abraços