domingo, 16 de novembro de 2008

O Movimento na vida do Parkinsoniano

O movimento é fundamental para a nossa vida. E antes de iniciarmos nossas atividades físicas, precisamos do a l o n g a m e n t o.
O alongamento, por si só, já é uma maneira de nos exercitarmos e trabalharmos a mobilidade do nosso corpo.
Devemos alongar antes da hidroginástica ou hidroterapia, das caminhadas, da natação e de qualquer outra atividade física. Não existe limite de idade para fazer alongamento, ele é bom em qualquer faixa etária.
Só não devemos sair fazendo qualquer coisa, colocando os pés na nuca ou fazendo contorcionismos e malabarismos. A coisa toda precisa de orientação, de um fisioterapeuta ou de um personal trainer que entendam do assunto e saibam quais músculos devemos trabalhar e em que dose, para não fatigarmos os pobres dos bíceps, tríceps, intercostais etc.
A DP tem uma peculiaridade interessante: ela adora as pessoas sedentárias e preguiçosas, pois elas são o campo propício para que ela se mostre com toda sua força, enrijecendo todo o corpo e até modificando as expressões faciais.
Combater o Parkinson passa por movimentar o corpo. Não é necessário disputar uma maratona, porque exercício demais leva à fadiga dos músculos e também não queremos isso.
Então, para não nos tornarmos “velhinhos durinhos” antes da hora, precisamos movimentar todas as partes do corpo. O que vai preferir: ser durinho ou mais maleáveis, participando de tudo?
Podemos caminhar, nadar, dançar, fazer ioga, Tai Chi Chuan. Ao despertar, dê “aquela” espreguiçada, sem constrangimento.
Dizem que os gatos não tem Parkinson porque fazem alongamento várias vezes por dia.(rs).
Eu fiz a opção de ser uma gatosa (gata idosa).
Iris Scarabucci

Um comentário:

Genario disse...

CARA IRIS
ANTES DE TUDO MEUS BSENTIMENTOS PELA PERDA DE D. AMELIA. ACREDITO QUE BELA TENHA DESCANSADO.ESTA LENDO SUA MATERIA SOBRE ALONGAMENTO QUANDO RECEBI ANOTICIA,JANE LHE MANDA APOIO E SENTIMENTOS. QUANTO A MATERIA QUERO LEMBRAR QUE O ALONBGAMENTO DEVE SER FEITO TAMBEM APOS OS EXERCICIOS PARA EVITAR CANSAÇO MUSCULAR,OU SEJA OS ALONGAMENTOS DEVEM SER ANTES E DEPOIS DOS EXERCICIOS.]
UM ABRAÇO FRATERNO
GENARIO/JANE