sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Depoimento do Renato


Minha história – Em cordel

Em dezembro de 2005
Sentindo dor na mão
Quase não escrevia
Na minha pós-graduação

Inquieto com o que sentia
Procurei um ortopedista
Ele logo foi respondendo
É caso para um neurologista

Rapidamente consultei
Com o melhor que conhecia
Compressão da 6ª vértebra
Isso me deu alegria

Alegria teve um motivo
Explico qual a razão
É que o diagnóstico
Aliviou meu coração

Aí passou muito tempo
Mas continuou a dor
E para minha surpresa
Associou ligeiro tremor

Procurei no tratamento
É não achei resultado
O tempo se passava
E eu mais preocupado

Li um livro sobre uma doença
Não tive muita sorte
Era a Esclerose Lateral
Que leva o paciente à morte

Depois de muitos exames
E de tanta suposição
Foi traçado o diagnóstico
Parkinson e Depressão

Mais uma vez fiquei
Feliz com a notícia tal
Pois não era E.L.A.
Aquela doença fatal

Ainda bem que na hora
Para dividir minha dor
Ao meu lado a esposa
A quem chamo de Minha Flor

No momento imaginei
Como é que vou fazer
Só um pensamento
De todos vou esconder

Sentindo dificuldades
Meu trabalho executar
O médico achou por bem
Do serviço me afastar

De início foi terrível
A situação aceitar
Cheguei a pensar loucuras
Até deste mundo mudar

Duas coisas que gostava
A cerveja e o karatê
O médico aconselhou
Melhor me abster

Foram meses de agonia
Que ninguém queria ter
Já fui vezes ao hospital
Achando que ia morrer

O tempo foi passando
Eu sempre a estudar
Então descobri a ABP
Sempre pronta a ajudar

Para quem não conhece
ABP é uma Associação
Cuida de parkinsonianos
Com toda dedicação

Descobri que nas Segundas
Tem o Chat para integrar
Uma sala aberta a classe
Para qualquer um entrar

Foi onde me encontrei
E aos poucos percebi
Tenho muito a viver
E com outros dividir

Preciso aqui registrar
Quem sempre me apoiou
Refiro a minha família
Que sempre me ajudou

Descobri que na vida
Nunca podemos parar
Se um quer seu auxílio
Ajuda tem que prestar

Percebi que quando ajudo
A quem está precisando
No fundo, a bem da verdade
Sou eu que sai ganhando

Eu sou o Renato
Tive prazer em contar
Um pouco da minha vida
Espero te animar

Faça para ti meu exemplo
Arranque tudo que é mal
Verás que a tua vida
Vive sempre em alto astral

4 comentários:

Edgar Ferreira disse...

É isso aí, grande Renato.
Você sabe como é importante a interação e integração do pk.

Sua poesia é simples
porém a rima é completa
e quem ler o seu cordel
diz: este poeta presta.
Mas levo aqui o louvor
ao amigo auditor
e parkinsoniano karateca.

Porém, amigo auditor, cuidado!
Escute o que eu vou dizer:
Nem todo folheto serve,
Tem que saber escolher.
Observe com atenção:
MÉTRICA, RIMA e ORAÇÃO,
Todo cordel deve ter.

Todo poeta de fato
É grande observador
Seja da rua ou do mato
Seja leigo ou auditor
Faz verdadeira pesquisa
Vasto estudo realiza
Buscando essência e teor

Por esse nato talento
Na hora de versejar
Busca o tema e o momento
Visa o pk agradar
Não sente conformação
Se não passa a emoção
Que dentro do peito está

Eis aqui, parkinsonianos,
Uma poética invenção
Digamos que baseada
Em uma justa razão
Pela qual o auditor karateca
É o próprio poeta em questão.

Valeu meu grande poeta
Um abraço "trêmulo", porém "rígido" e muito "lento".

Regina Pereira disse...

Renato fiquei muito contente em receber seu depoimento no nosso blog... escreva mais e vamos divulgando...a poesia de cordel é uma arte que devemos divulgar...e olha só o Edgar, mas que maravilha
outro poeta...
Escondendo seus dotes cordelisticos... Um grande abraço Renato e outro pra você Edgar

Renato Coutinho disse...

Regina,

Quem ficou contente foi eu, pela oportunidade de contar uma pequena e delicada fase de minha vida, que com a ajuda de várias pessoas, e um forte desejo interior, estamos dando a volta por cima. Espero que o relato de alguma forma sirva como exemplo para influenciar e iluminar aqueles parkisonianos que ainda vivem na escuridão.
O meu objetivo é o objetivo do TREMENDO PAPO, tentar de alguma forma mostrar aos demais que não obstante o “inglês” assenhorar-se de nós; com algumas limitações somos capazes de sorrir, brincar, trabalhar, passear, amar e viver.

Edgar, obrigado pelas suas sinceras e valorosas palavras, este gesto é que nos empolga e anima cada vez fazer mais.

(Ca para nós você é discípulo do Patativa do Assaré ?)

Renato

Iris Scarabucci disse...

Renato,
Que coisa mais gostosa e bonita sua participaçao.
Olha, vc é muito bom viu? pense em publicar e divulgar mais o cordel.
Espero que não nos abandone. Tanto você, Edgar,a Regina estão de parabéns.
AH! nossos sintomas foram bem parecidos...
Um abraço e tudo de bom.