quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Udo conta a sua História...


Eu sou Udo Henschel de Joinville/SC.
Aos oito anos de idade tive insolação, fiquei muito mal por oito dias.
Aos 13 anos tive nervos reumáticos (cacoetes fortes).
Fiquei 30 dias em tratamento isolado, foi quando o médico naquela época me falou: Udo, você para a sua saúde,você não deves fumar e nem ingerir bebida alcoólica.
Mas o futuro me reservara outro fim, pois, comecei a fumar aos 15 anos e também a bebericar na mesma época. De
copo em copo nas festinhas, fui achando aquilo bacana e gostoso, pois relaxava.
Mas aos 38 anos,surpresa. Não tinha mais controle sobre a bebida, vejam só, tornara-me um alcoólatra.
Tive que em 1991, tomar uma decisão, deixar da bebida ou morrer.
Pois optei pela primeira opção. Deixei da maldita, pensei comigo: Agora vamos tocar a vida nova.
Mas novas provações me esperavam. Em janeiro de 1995,venho a falência da minha pequena empresa de atacado de roupas. Perdi todos os meus bens, mas tudo mesmo. Segurei firme. Não recai na bebida. Pois seria um prato cheio, mas em nada resolveria meu problemão. Agora sim, o Udo tinha ido ao fundo do poço.
Pois bem para dar seqüência a minha trajetória neste mundo, travei.
O meu emocional ficou muito abalado. Fui ao médico neurologista, e este receitou-me apos vários exames o remédio chamado tegretol, isto é para convulsão que nunca tive.
Fui há varias consultas, sempre dizendo: Doutor,eu estou piorando,estou com lentidão, dificuldade de andar, trocar de roupa, etc...
A resposta era sempre a mesma: Eu sou o médico
Pois bem, após cinco anos nesta agonia ( a estas alturas eu já tinha realizado um concurso para fiscal de tributos e já tinha sido convocado). Procurei outro médico, pois agora pelos sintomas as pessoas mais próximas diziam: “você tens” é labirintite.
Após muito exame o Dr.Pacheco falou-me: Você estás com algum problema neurológico e,indicou-me a salvação.
Fui direto no Dr.Cabral,e, em apos meu rápido relato, ele diagnosticou: Udo você estas com a doença de Parkinson.
Ele se surpreendeu quando eu disse: Graças a Deus! Mas eu me referi ao seguinte: que finalmente eu descobri o que tinha.
Pois bem, receitou-me cronomet e jumexil. Tomei.
No primeiro dia pensei: pronto vou morrer, tal foi a reação. Mas nos próximos dias foi desaparecendo a lentidão, as dificuldades.
Fiquei radiante.
Voltei ao consultório de Dr. Cabral conforme o combinado. Ele disse que estávamos no caminho certo e, intimou-me para organizar uma reunião e fundar uma associação com intuito de ajudar os outros. Quando disse: Primeiro me deixa entender o que realmente é o Parkinson.
Pois, nada sabia a respeito e, três anos apos o diagnostico fiz a primeira reunião.
Conseguimos reunir umas 30 pessoas, fiquei empolgado, na próxima veio nem 10, mas, diante das ponderações, não desistimos e três meses após o primeiro encontro já estávamos juridicamente estabelecidos.
Fizemos agora dia 14/10/2008 cinco anos de atividades, somos de Utilidade Publica Municipal, Estadual e estamos encaminhando para federal. Somos algo em torno de 60 associados, estamos com uma sede provisória.
Fora a reunião mensal, que nunca deixou de acontecer, estamos atualmente com dois grupos diariamente, um de terapia ocupacional e outro de fisioterapia.
Em fevereiro/2009 teremos um grupo de associados que fará um curso de informática em parceria com a faculdade de Joinville, teremos também grupos de fono, teatro, dança e coral.
A AJPP é minha segunda casa, somos uma família e, esta família com certeza, entende melhor as manhas da nossa doença, do que a nossa própria esposa e filhos.
Quando eu vejo aquele pessoal reunido, fazendo qualquer atividade, eu lhes digo que a emoção que eu sinto é inexplicável.
É uma sensação de paz, de realização.
Diante disso eu reflito e digo: Obrigado senhor pelo Parkinson, pois eu jamais teria evoluído tanto espiritualmente, como jamais teria conhecido os meus associados e vocês de tão longe.
Pense bem como nós nos afinamos, isto sem um conhecer o outro.
Cada congresso é uma alegria, cada reunião é uma festa.
Para encerrar, quero pedir desculpas pelo cansaço do meu testemunho, mas hoje abri meu coração, e que sirva para alguma coisa.
Abraços
Udo Henschel –
Presidente da AJPP de Joinville
tel (47) 9132-5300

2 comentários:

Iris Scarabucci disse...

Udo,
Temos já 2 coisas em comum: Primeira: o diagnóstico. Tive reação parecida. Pensei: antes Parkinson que um câncer.
Segunda coisa: Nos blogs da APB e APPP, encontrei mais que uma segunda família. Pessoas disponi-
veis, sinceras, amigas.
Quando vc diz que sirva pra alguma coisa com certeza servirá.Sua determinação e vontade de viver torna-se uma ordem para todos nós portadores da doença. Um abraço

Renato Coutinho disse...

Udo preste a atenção
No que agora vou contar
Li todo seu depoimento
Você deve se orgulhar

Tamanho é seu exemplo
De força e de superação
Dando aula de vontade
E também determinação

Vendo aqui sua historia
Ate me fez reanimar
Idéia de uma associação
Aqui em Contagem criar

Nunca deixe de mostrar
Este seu exemplo legal
Desejo que a sua AJPP
Alcance nível federal

Nunca o vi pessoalmente
Mas já estou a lhe admirar
Espero que no V Congresso
Sua mão posso apertar